Dança Catarina encanta o público na etapa microrregional da SDR Maravilha em Sul Brasil
O Ginásio Municipal de Esportes de Sul Brasil foi palco, na noite deste sábado, 30, das apresentações da etapa microrregional da 15ª edição do Festival Escolar Dança Catarina. Os presentes puderam prestigiar um verdadeiro espetáculo de danças, com um misto de criatividade, beleza, movimentos e cultura. Participaram do evento, alunos das escolas públicas pertencentes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha.
Durante a abertura, o coordenador geral do Festival Escolar Dança Catarina, João Biasotto, destacou que o Festival completa 15 anos levando muita arte, cultura e educação por todo Estado. “Em cada etapa, as SDRs têm a oportunidade de apresentar os seus trabalhos, valorizando o que é realizado em cada unidade escolar. Para nós, o mais importante é a participação de cada professor e aluno, pois, sem vocês, esse projeto não teria a grandeza e o sucesso que tem hoje. Dedicação e comprometimento fazem do Dança Catarina um grande espetáculo”, observou.
O integrador esportivo da SDR Maravilha, Leandro Giacomolli, lembrou que este evento tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo, educacional e cultural entre seus promotores, organizadores e participantes, além de dar continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente nas aulas de educação física, e incentivar a prática da dança nas escolas.
Um dos destaques do Dança Catarina são os jurados. Grandes nomes fazem parte da mesa julgadora, como Jessé da Cruz, que é campeão sul-americano em dança; Rafael Hoffelder, que realizou estágio no Cirque Du Soleil em Montreal, no Canadá; e Damiana Melo, que integrou a Pulsar Cia de Dança do Rio de Janeiro.
Os campeões
Os vencedores desta etapa representarão a região na etapa Oeste, que será realizada nos dias 15 e 16 de outubro na cidade de Abelardo Luz. Na fase Regional, a escola campeã de cada modalidade ganha o direito de se apresentar no próximo ano no Festival de Dança de Joinville, o maior do gênero do mundo. Na Dança Livre categoria Mirim, quem conquistou o ouro foi a EEB José Marcolino Eckert de Pinhalzinho, que apresentou a obra “Anos Dourados”. Na Dança Popular e Folclórica categoria Infantil, mais um troféu foi para a EEB José Marcolino Eckert de Pinhalzinho com a obra “Maculele”.
Na Dança Livre categoria Infantil, a EEB José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, também garantiu o primeiro lugar apresentando a obra ”Fantasma da Ópera”. Já na Dança Livre categoria Aberta, o primeiro lugar ficou com a EEB Hélio Wasun de Sul Brasil, que apresentou a obra “Street”.
A EEB Professor Silvio Romero, de Bom Jesus do Oeste, comemorou o ouro na Dança de Salão categoria Juvenil com o casal Ana Luisa Streck e Liéverson Breda Ceccon e na Dança de Salão categoria Infantil com o casal Eduarda Carolina Garmatz Laux e Matheus da Silva Bruinsma.
A noite ainda contou com uma mostra de dança que encantou o público. A apresentação, não competitiva, foi aplaudida de pé por todos. O aluno Cleito Gavineski, da EEB Sílvio Romero, de Bom Jesus do Oeste, apresentou a obra “Diversas Possibilidades”. De acordo com a coreógrafa Liziane Prestes, a dança é um meio de tornar os indivíduos independentes e atuantes na sociedade, incentivando-os a enfrentar barreiras e preconceitos. “Por esse motivo, trouxemos aos jurados e a todo os presentes um solo down, representando a quebra de barreiras e afirmando que somos todos iguais”, finalizou a professora.
O Festival é uma promoção do Governo de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SDR Maravilha, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com as prefeituras municipais e Departamento de Cultura e Estabelecimentos de ensino da região.
SDR Palmitos
Durante a noite, a EEB Dom Pedro II, de Caibi, realizou apresentação, na modalidade Dança Livre categoria Infantil, representando a SDR de Palmitos. Com a obra “Copa do Mundo”, a escola garantiu o ouro e a vaga para representar a Regional de Palmitos na etapa Regional.
Classificação SDR Maravilha:
Dança Livre categoria Mirim
1º Lugar: EEB José Marcolino Eckert – Pinhalzinho
Obra: Anos Dourados
Dança popular e folclórica categoria Infantil
1º Lugar: EEB José Marcolino Eckert – Pinhalzinho
Obra: Maculele
Dança Livre categoria Infantil
1º Lugar: EEB José Marcolino Eckert – Pinhalzinho
Obra: Fantasma da ópera
2º Lugar: EEB Hélio Wasun – Sul Brasil
Obra: Fazer torcida
Dança Livre categoria Aberta
1º Lugar: EEB Hélio Wasun – Sul Brasil
Obra: Street
2º Lugar: EEB Professor Silvio Romero – Bom Jesus do Oeste
Obra: Axé na Silvio Romero
Categoria dança de salão Juvenil
1º Lugar: EEB Professor Silvio Romero – Bom Jesus do Oeste
Categoria dança de salão Infantil
1º Lugar: EEB Professor Silvio Romero – Bom Jesus do Oeste
2º Lugar: EEB José Marcolino Eckert – Pinhalzinho
Informações adicionais para a imprensa:
Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail:imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532