Dança Catarina encanta o público em Taió
Um espetáculo de dança, luz e som encantou o público na noite da última quinta-feira, 14, em Taió. Lotado, o Ginásio Municipal de Esportes Vital Valentini foi palco para as 22 apresentações, entre mostra e competição, da etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina. O evento envolveu municípios das ADRs de Taió e Rio do Sul.
A abertura contou com um momento especial de apresentação do espetáculo “1717”, dos bailarinos da Dois Pontos Cia de DançaTeatro: Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Guilherme Rocha, Natália Rigo e Ricardo Tetzner, também jurados do Festival. O título da coreografia faz alusão ao ano em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, 1717.
“O Dança Catarina é um evento grandioso com mostra de talentos de bailarinos e coreógrafos, que estão promovendo a arte e a cultura em nossa região”, destacou o secretário executivo Jardel Fronza.
Para o prefeito Almir Guski, foi uma honra sediar um evento do porte do Dança Catarina. “Estamos honrados e felizes pelo Festival ser realizado em nosso município, principalmente por fazer parte da programação de nossas comemorações do Centenário de Taió”.
A coordenadora do projeto Mapi Cravo falou que o primeiro e segundo colocados de cada categoria dos microrregionais, estão classificados para as etapas regionais que serão realizadas no período entre 6 de outubro a 1º de novembro. “A equipe de organização e jurados vão percorrer cerca de 8 mil quilômetros para realizar os 24 eventos. São estimados 4.500 alunos e mais de 320 coreógrafos”.
Participaram do Festival diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri; o gerente de Educação, Moacir de Melo; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, João Tadeu Corrêa; a integradora educacional Cleide das Neves e a realeza da Festa do Centenário de Taió: a rainha Gabriella Muniz e as princesas, Alice Bozan e Tamara Cristiane dos Santos Andrade.
O Festival Escolar Dança Catarina completa 18 anos de existência em 2017, e é considerado o maior evento do país no gênero Dança Escolar itinerante. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio da Secretaria de Turismo Cultura e Esportes, município de Taió e das ADRs de Taió e Rio do Sul.
Premiações
Categoria Mirim Dança Livre
1º lugar: EEF Prefeita Erna Heidrich, de Taió, com a coreografia: Carimbó
2º lugar: Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima, de Taió, com a coreografia: Luz do Luar
Categoria Infantil Dança Livre
1º lugar: EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce, com a coreografia: Adolescer
2º lugar: EEB Tereza Cristina, de Laurentino, com a coreografia: Rosas de Fogo
Categoria Infantil Dança Popular
1º lugar: CE Giácomo Zommer, de Mirim Doce, com a coreografia: Laços de Fita
Categoria Juvenil Dança Livre
1º lugar: EEB Guilherme André Dalri, de Salete, com a coreografia: Strange
2º lugar: EEB Luiz Bertoli, de Taió, com a coreografia: Terra Seca
Categoria Infantil Dança de Salão
1º lugar: EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce
2º lugar: CE Giácomo Zommer, de Mirim Doce
{article Estela Stange Purnhagen – ADR Taió}[text]{/article}