Dados parciais do Inventário Florestal evidenciam potencial econômico das áreas de reflorestamento
Cerca de 65% das metas e etapas estipuladas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Inventário Florestal de Florestas Plantadas em Santa Catarina foram executadas.
Dados preliminares indicam uma extensa área de reflorestamento, totalizando aproximadamente 1 milhão de hectares no estado. Os dados foram apresentados para a Secretaria pela equipe da Udesc responsável pela elaboração do documento.
Além da identificação de áreas plantadas, o trabalho também visa a análise do estoque futuro de madeira aliando a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável.
Segundo aponta o relatório preliminar, na área de reflorestamento predominam duas principais espécies: pinus e eucaliptos, com significativa importância dessas florestas comerciais para a economia do estado.
O gerente de Desenvolvimento Sustentável e Florestal da Secretaria de Estado da Agricultura, Tiago Mioto, dá mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido até o momento e destaca que a iniciativa é estratégica para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/