Dados parciais do Censo Escolar revelam realidades das escolas na região de Itapiranga
Neste mês de novembro terminou a coleta dos dados referentes ao Censo Escolar de 2014 nas escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga. De acordo com Douglas Franzen, coordenador regional do Censo Escolar, os dados são relativos ao mês de maio de 2014 e apresentam as características das redes de ensino na região referente a alunos, professores e infraestrutura das escolas. “Com base nesses dados, podemos ter uma leitura das condições da educação básica em nossa região”.
Conforme os dados parciais do Censo Escolar de 2014 nos cinco municípios da SDR de Itapiranga, estavam cadastradas 60 escolas de educação básica ativas, onde estavam matriculados 7.826 alunos. “Destas escolas, a maioria declarou estar localizada em zonas urbanas, o que é um aspecto interessante, visto que a zona rural é muito importante para a região, tanto demograficamente quanto economicamente.”
O município com o maior número de alunos em todas as redes é Itapiranga com 3.530 estudantes, seguido de Iporã do Oeste com 1.923, São João do Oeste 1.037, Tunápolis com 919, e Santa Helena com 417 alunos matriculados. Do total de 7.826 matriculados nas escolas da educação básica na região, 4.125 usam o transporte escolar para chegar à escola.
De acordo com Franzen, o Censo Escolar de 2014 será finalizado no início do próximo ano, quando deve ser informado o rendimento dos alunos na escola. A partir de então, outros dados podem ser elencados como taxas de aprovação, reprovação e abandono. “O levantamento é muito importante para todas as redes de ensino. Com ele, o Ministério da Educação se orienta para o repasse dos recursos financeiros para a rede de ensino, bem como para a escola, como por exemplo, os educandários que aderiram ao Programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador. O programa do livro didático e as avaliações do MEC também são baseados nos dados do Censo Escolar, e por isso é importante informar de forma correta os dados no sistema Educacenso”, complementou o coordenador regional do Censo Escolar.
{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}