Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Dados geospaciais são entregues...

Dados geospaciais são entregues para prefeitos da região do Alto Rio Uruguai

Prefeitos dos municípios vinculados à Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amauc) receberam, nesta quinta-feira, 8, os discos rígidos com os dados do Levantamento Aerofotogramétrico — produto elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “A intenção do Governo do Estado é ampliar o auxílio na gestão e planejamento das cidades catarinenses para que possam atingir seus objetivos de desenvolvimento”, disse o chefe de gabinete da SDS, Christiano Lopes de Oliveira, que representou o secretário da SDS, Paulo Bornhausen no evento ocorrido em Concórdia. Ainda na manhã de hoje, os prefeitos do Meio Oeste também receberam os dados.

Iniciado em 2008, o Levantamento Aerofotogramétrico foi acelerado há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. Os dados geoespaciais poderão ser utilizados para várias finalidades, entre elas, planejamento urbano, expansão da rede viária, uso e ocupação do solo, além de estudos socioeconômicos. O serviço, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, resultou em mais de 70 mil aerofotos em alta resolução de todo o território catarinense.

“Havia uma grande expectativa dos gestores públicos das região por este mapeamento”, revelou o secretário do Desenvolvimento Regional de Concórdia, Paulo Eduardo Pastore. De acordo Pastore, os dados geoespaciais são importantes o desenvolvimento local e ajudará em várias das ações regionais, a exemplo do Plano de Diretor Rural de Concórdia.

Imagem da cidade de Concórdia

O prefeito e exercício do Concórdia, Neuri Santhier, confirmou a utilização do Levantamento Aerofotogramétrico na elaboração do Plano de Diretor Rural da cidade. “Os dados chegam num bom momento e representará uma economia do mais de R$ 200 mil para o município”, apontou Santhier, referindo-se ao custo de aquisição de um produto similar para o mapeamento da zona rural do município.

A SDS trabalha agora no desenvolvimento de uma ferramenta online para que as secretarias regionais, as secretarias da Administração Direta, e outros órgãos públicos, como Ministério Publico de Santa Catarina, tenha acesso aos dados. Segundo Christiano Lopes, a SDS trabalha para liberar o acesso online ainda este ano.

Receberam os dados nesta quinta-feira, prefeito em exercício de Concórdia, Neuri Antonio Santhier; o prefeito de Piratuba e presidente e, exercício da Amauc, Claudirlei Dorini; os prefeitos de Alto Bela Vista, Catia Tessmann Reichert; de Arvoredo, Janete Paravizi Bianchin; de Ipira, Emerson Ari Reichert; de Ipumirim, Valdir Zanella; de Irani, Mauri Ricardo De Lima; de Itá, Leide Mara Bender; de Jaborá, Kleber Mercio Nora; de Lindóia do Sul, Pedro Ari Parizotto; de Paial, Aldair Antonio Rigo; de Peritiba, Neusa Klein Maraschini; de Presidente Castello Branco, Claudio Sartori; e de Seara, Laci Grigolo; além dos representantes de Arabutã e Xavantina.

Também participaram do evento a secretária do Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos; a procuradora de Justiça da Comarca de Concórdia do Ministério Público de Santa Catana, Roberta Meireles; e o presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Rogério Pacheco.

O Levantamento Aerofotogramétrico foi lançado dia 14 de junho, em São José, e já foi entregue para as cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), e da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc).

Assessoria de Comunicação
SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
www.sds.sc.gov.br – www.facebook.com/SustentavelSC – www.twitter/SustentavelSC
Rodovia SC 401, KM 5, nº 4600, Centro Administrativo, bl. 3, 1º andar – Saco Grande II – Florianópolis/SC – CEP 88032-000 Telefone: (48) 3665-2257

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support