Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Dados geoespaciais são entregues...

Dados geoespaciais são entregues para mais 72 municípios catarinenses

 

 

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) entregará os discos rígidos com os dados geoespaciais do programa Levantamento Aerofotogramétrico para os municípios do Planalto Serrano, Meio-Oeste e Alto Vale. Na quinta-feira, 18, o secretário Paulo Bornhausen entregará a ferramenta às 8h30min, no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), em Lages; às 14h, para as cidades da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), em Campos Novos; e às 18h, para os da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), em Videira. Já na sexta-feira, 19, às 8h30min, é a vez dos integrantes da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), em Curitibanos; e, por fim, às 14h para a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), em Rio do Sul.

Campos Novos. Foto Divulgação/SDS

Iniciado em 2008 na SDS, o trabalho ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. “Quando o governador Raimundo Colombo chegou ao Governo, quis acelerar este projeto. Buscamos um programa para atender todos os municípios em diversas finalidades”, conta o secretário da SDS, Paulo Bornhausen. Entre as funcionalidades do programa, destacam-se o uso para planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; entre outros.

Desde que foi lançado, dia 14 de junho, 99 cidades catarinenses receberam os discos rígidos com os dados geoespaciais. O material foi entregue para Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc), Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

{article Michele Nunes de Oliveira – Desenvolvimento Econômico}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support