Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Cursos EAD da Udesc...

Cursos EAD da Udesc abrirão mais de 1,5 mil vagas para graduação e pós pela UAB

Totem da Udesc com prédio da Reitoria e céu azul ao fundo

Foto: Divulgação / Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) confirmou a oferta de 1.580 vagas para quatro cursos de graduação e três de pós-graduação lato sensu (especialização), na modalidade de educação a distância (EAD), com turmas iniciando aulas em 2025 e 2026, em vinte municípios catarinenses. As novas turmas anunciadas terão fomento federal, com recursos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições para as novas turmas serão divulgadas no Vestibular de Verão 2025 e em processos seletivos que serão lançados em editais neste segundo semestre.

Os cursos e semestres de ingresso variam conforme o município, abrangendo, ao todo, 18 polos de apoio presencial: Araranguá, Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Canoinhas, Criciúma, Canelinha, Itapema, Joinville, Lages, Laguna, Otacílio Costa, Palhoça, Praia Grande, Ponte Serrada, Pouso Redondo, São José, Treze Tílias e Videira (veja mais abaixo).

Cursos de graduação EAD da Udesc que abrirão vagas pela UAB em 2025 e 2026:

  • Tecnólogo em Gestão de Processos Gerenciais: 180 vagas (oferta única em 2025/1)
  • Bacharelado em Administração Pública: 300 vagas (150 em 2025/1 e 150 em 2026/2)
  • Licenciatura em Pedagogia: 300 vagas (150 em 2025/1 e 150 em 2026/1)

Cursos de pós-graduação lato sensu EAD da Udesc que abrirão vagas pela UAB em 2025 e 2026:

  • Especialização em Gestão Municipal: 300 vagas (150 em 2025/1 e 150 em 2026/2)
  • Especialização Educação Inclusiva: 300 vagas (150 em 2025/2 e 150 em 2026/2)
  • Especialização em Gestão Escolar: 200 vagas (oferta única em 2025/2)

A Udesc também abrirá vagas em cursos EAD com fomento institucional, aplicando recursos da própria universidade. Para o Vestibular de Verão 2025, está confirmada a oferta de 80 vagas para a Licenciatura em Pedagogia nos polos de Balneário Camboriú e Ibirama.

Dos cursos ofertados pela UAB, a Licenciatura em Pedagogia, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e as especializações em Educação Inclusiva e Gestão Escolar serão ministrados pelo Centro de Educação a Distância (Cead).

O Bacharelado em Administração Pública e a Especialização em Gestão Municipal serão desenvolvidos pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag); e o curso tecnólogo em Gestão de Processos Gerenciais, pelo Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo), todos em parceria com a Udesc Cead.

Cursos por município

Para a Licenciatura em Pedagogia, as 300 vagas da UAB serão ofertadas em seis municípios, sendo três a cada ano. O Vestibular de Verão 2025 abrirá turmas em Balneário Barra do Sul, Joinville e Praia Grande, com início no primeiro semestre do ano que vem; e a edição de 2026 abrirá turmas em Canelinha, Criciúma e Palhoça.

Para a Especialização em Educação Inclusiva, o total de 300 vagas será destinado a 10 municípios, sendo cinco por ano. Em 2025.2, serão abertas turmas em Balneário Barra do Sul, Itapema, Lages, Ponte Serrada e São José. Em 2026.2, será a vez de Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Laguna e Otacílio Costa.

As 200 vagas para a Especialização em Gestão Escolar, com ingresso único no segundo semestre de 2025, serão distribuídas entre Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Joinville, Laguna e Treze Tílias.

As 180 vagas para o curso Tecnólogo em Gestão de Processos Gerenciais, também com ingresso único, em 2025.1, serão distribuídas entre seis municípios: Criciúma, Otacílio Costa, Ponte Serrada, Pouso Redondo, São José e Videira.

As 300 vagas para o Bacharelado em Administração Pública serão ofertadas em cinco polos de apoio presencial: Balneário Barra do Sul, Canoinhas, Otacílio Costa, Praia Grande e Treze Tílias.

E as 300 vagas para a Especialização em Gestão Municipal serão abertas em cinco municípios: Criciúma, Joinville, Palhoça, Pouso Redondo e Videira.

Servidores públicos

Servidores municipais, estaduais e federais terão prioridade nas vagas para o Bacharelado em Administração Pública e para a Especialização em Gestão Municipal (50% do total oferecido).

Os dois cursos integram o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) da UAB, com foco na qualificação dos servidores. O bacharelado terá oito semestres e a especialização, três semestres de duração.

Já o curso tecnólogo de Gestão de Processos Gerenciais terá cinco semestres de duração.

A Udesc também articulou a oferta de 200 vagas para o curso de Especialização Ciência é 10!, que será ofertado pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), com sede em Laguna. O projeto está em tramitação para aprovação.

Edital do MEC

A definição de vagas com recursos do governo federal foi definida por meio de edital, lançado em 2023, que recebeu projetos de cinco universidades públicas catarinenses. Os municípios com demandas foram apontados pelo fórum de coordenadores dos polos UAB.

Os projetos foram desenvolvidos de forma coordenada entre as instituições, de acordo com a capacidade de oferta nos polos e a expertise de cada uma. Além da Udesc, o grupo inclui as instituições federais: a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e o Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts