Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Cursos do Pronatec Social...

Cursos do Pronatec Social para 2014 são definidos em oficinas regionais

pronatec materia

Os municípios avaliam a demanda para 2014 dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social em oficinas regionais previstas para este mês. Nesta segunda-feira, 14, o encontro foi realizado em Caçador. Nesta terça-feira, 15, será em Concórdia. No total, estão previstas oficinas em 11 cidades.

Cada município solicita os cursos de acordo com a necessidade local. Durante as oficinas de mobilização, negociam-se os cursos de maneira regional para que os municípios pequenos também tenham acesso ao serviço. O Pronatec Social integra as ações do Pacto pela Proteção Social, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). 

Investimento

O Estado aderiu ao programa que é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os investimentos chegam a R$ 110,5 milhões, que são repassados pelo governo federal às instituições parceiras do Estado: Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e as instituições federais de ensino superior (IFSC e IFC).

Em 2012, Santa Catarina foi o segundo Estado do Brasil em matrículas no Pronatec Social em relação ao percentual de  pessoas inscritas no CadÚnico, com 19,1 mil alunos matriculados do total de 22 mil vagas ofertadas em 237 cursos. Neste ano, SC ocupa a 1ª posição, com 36,9 mil matriculados do total de 69 mil vagas em 270 cursos.

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, destaca que o governo do Estado, ao trazer indústrias para SC e conceder condições às atuais para que possam se expandir, determinou à SST que negociasse com as federações da Indústria, do Comércio, da Agricultura e do Transporte cursos do Pronatec para que se possa qualificar a mão de obra necessária para suprir as vagas abertas e qualificar o trabalhador catarinense, aumentando a inclusão social.  “As pessoas qualificadas profissionalmente melhoram a renda, diminuem as diferenças sociais e dão mais qualidade de vida às suas famílias”, reforça.

Os cursos do Pronatec Social destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal.

A inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios ou na Secretaria de Assistência Social do município. As oficinas regionais serão realizadas em Blumenau, Canoinhas, Caçador, Criciúma, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Joinville, Joaçaba, Lages e Mafra.

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support