Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Cursos de qualificação profissional...

Cursos de qualificação profissional do Pronatec serão discutidos em Florianópolis nesta quarta-feira

Os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para oito municípios da região Norte do Estado serão discutidos nesta quarta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), a partir das 13h30min. O objetivo é o de debater sobre a demanda de profissionais para a região, especialmente para a instalação da fábrica da BMW, prevista para o município de Araquari, e quais os cursos que devem ser ofertados.

Foram convidados a participar da reunião os representantes da SST, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da BMW e das instituições que oferecem cursos do Pronatec: o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e instituições federais de educação (IFSC e IFC). Está prevista ainda a participação dos oitos municípios da região Norte do Estado: Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Garuva e Itapoá.

Pronatec Social – O Pronatec Social é oferecido às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e, no Estado, os cursos estão sendo articulados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Senat), e mais o IFSC e IFC. Dos 293 municípios catarinenses 273 aderiram ao programa e oferecem cursos de qualificação profissional.

São oferecidos ainda transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos.  A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do Governo Federal.

Para este ano, estão previstas 69,1 mil vagas das quais 34,8 mil pessoas estão matriculadas em 270 diferentes cursos, com mais de R$ 100 milhões de investimentos do governo federal. No ano passado, 232 municípios aderiram ao Pronatec Social, que formou 13 mil alunos em 237 diferentes cursos com investimentos de R$ 31 milhões. Em 2012, Santa Catarina foi considerado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o segundo melhor estado em matrículas, com 22 mil alunos.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, ressaltou que o governo do Estado está preocupado em ampliar a oferta de qualificação da mão de obra, que é tão exigida pelo mercado. “Este grande esforço que estamos fazendo só pôde ser alcançado com parcerias e se destacam o governo federal/MDS; o governo do Estado/SST e SDS; os institutos federais de ensino superior (IFSC e IFC); as federações; empresários e o Sistema S”, ressaltou.

“Se o governo do Estado não tivesse colocado como prioridade a qualificação para termos mão de obra para o mercado empresarial este volume de vagas não existiria em SC”, completou Cândido da Silva.

Informações adicionais: 
Cláudia Marcelo de Lima  
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação  
E-mail:   ascom@sst.sc.gov.br 
Telefone: (48) 9181-2626

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support