Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretaria da Educação promove...

Secretaria da Educação promove curso sobre retificação do Censo Escolar 2017

Nas próximas semanas, os supervisores de Políticas e Planejamento Educacional e os coordenadores regionais do Censo Escolar das Gerências Regionais de Educação (Gereds), juntamente a 72 responsáveis pelo preenchimento do Censo Escolar nas escolas estaduais, estarão reunidos na capacitação sobre Avaliação e Orientação para Retificação do Censo Escolar 2017. Os profissionais estão divididos em três polos: entre os dias 4 e 6 de setembro, nos municípios de Brusque e Chapecó, e entre 12 e 14 de setembro, em Fraiburgo. Todas as Regionais de Educação, a Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis e o Instituto Estadual de Educação serão contemplados com as formações.

Com a divulgação dos dados preliminares em setembro, é necessário orientar os responsáveis nas Gereds e nas escolas sobre a leitura e interpretação dos relatórios, a fim de identificar as inconsistências e executar as devidas correções durante o período de Retificação do Censo Escolar. Além disso, serão repassadas nos encontros as orientações e providências a serem desenvolvidas sobre o Módulo Confirmação de Matrícula. “A capacitação é um suporte facilitador e esclarecedor do processo para que o Estado consiga atingir o fornecimento dos dados mais fidedignos possíveis”, destaca a gerente de Avaliação da Educação Básica e Estatísticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Sandra Mara Cardoso.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais, de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA).

As informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo as transferências de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).  O Censo Escolar é feito com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

{article Edinéia Rauta – Educação}[text]{/article}