Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Mestrado Profissional em Artes...

Mestrado Profissional em Artes com coordenação da Udesc é lançado na Capes, em Brasília

Fotos: Guilherme Feijó/Ascom Capes

Na última segunda-feira, 12, foi realizada no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, a cerimônia de lançamento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Artes (ProfArtes).

 O curso, coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está cominscrições abertas até 24 de maio e será voltado a professores de Artes da educação básica, de instituições escolares e/ou culturais públicas. O mestrado será semipresencial, com oferta em âmbito nacional, realizado em 11 universidades brasileiras.

“A evolução da pós-graduação da Udesc nos últimos anos permitiu que a instituição fosse a âncora em um projeto importante que envolve outras dez universidades. Isso mostra a nossa qualidade já destacada pelo próprio MEC, que nos aponta como a quarta melhor universidade estadual do País”, afirmou o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, que esteve presente no lançamento em Brasília. 

“Nesse sentido, seguimos com nossa missão de qualificar profissionais em uma área estratégia, que é na formação de professores na área de Artes”, acrescentou. 

Na fala de abertura durante a solenidade, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, declarou que, ao investir na formação de professores da educação básica, a coordenação está pensando no futuro.

“A introdução dos mestrados profissionais corroborou a missão que a Capes recebeu, em 2008, de aproximar a educação básica da pós-graduação. Ao investir na educação, por meio dos mestrados profissionais, a Capes está pensando no futuro do Brasil”, disse Guimarães.

Segundo o coordenador do ProfArtes, André Carreira, professor da Udesc, o curso será importante não só para os professores, mas também para a universidade, uma vez que aproximará o “fazer” acadêmico das demandas existentes nas escolas.

“O curso nasce com um projeto de fazer uma educação que não pensa em números, mas sim em uma exploração de novos problemas para o pensamento da pós-graduação e a construção de novos saberes na escola”, explicou.

Reitor da Udesc (primeiro à esq.) acompanhou evento. Foto: Guilherme Feijó/CCS Capes

Números

Os mestrados profissionais são oferecidos por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que conta hoje com mais de cem universidades públicas e 230 mil alunos ativos, distribuídos em 670 pólos pelo Brasil, segundo o diretor de educação a distância substituto da Capes, Jean Marc Mutzing.

“O desenho do sistema UAB se configura como uma rede que agrupa a experiência, o know how e o conhecimento de várias instituições, permitindo que instituições com notório saber nessas áreas possam construir, em conjunto, um projeto de qualidade, ao qual outras poderão aderir, ampliando, modificando e adaptando estes projetos. Dessa forma, conseguiremos dar aos nossos professores uma formação continuada de qualidade”, comentou.

Leia mais:

11/4/2014 – Inscrições do Mestrado Profissional em Artes da Udesc estão abertas

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
Jornalista Laís Campos Moser
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support