Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Curso Enem Gratuito: estudantes...

Curso Enem Gratuito: estudantes de SC já podem acessar aula especial de história sobre a República Juliana

Foto: João Monteiro/SED

No mês de julho, comemoram-se 184 anos da proclamação da República Juliana, um importante marco para a história de Santa Catarina e do Brasil. Para celebrar a data e preparar os estudantes catarinenses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação está oferecendo uma aula especial dentro da parceria com o Curso Enem Gratuito.

A aula apresenta os fatos, o contexto e os personagens mais relevantes desse momento histórico, como, por exemplo, a relação entre a catarinense Anita e o comandante italiano Giuseppe Garibaldi.
O conteúdo sobre a República Juliana foi publicado nesta quinta-feira (27), dentro da programação de temas da História do Brasil que podem cair nas provas do Enem. Este é um dos tópicos que fazem parte do conjunto de aulas sobre a Revolução Farroupilha. Os interessados podem acessar o conteúdo através do site: cursoenemgratuito.com.br

O que foi a República Juliana

A República Juliana surgiu como desdobramento republicano da Revolução Farroupilha – uma contestação ao Império que levou os revoltosos gaúchos a se deslocarem para Santa Catarina, encontrando adesão de catarinenses contrários à monarquia. As tropas farroupilhas, lideradas pelo General David Canabarro em terra e pela Marinha Farroupilha sob o comando do italiano Giuseppe Garibaldi, tomaram a cidade de Laguna e fundaram a República Catharinense, também conhecida como República Juliana.

O feito representou um momento crucial de contestação ao Império e de busca pela autonomia política e comercial. A estratégia audaciosa de Giuseppe Garibaldi, ao transportar seus barcos por terra e surpreender as forças imperiais ao tomar Laguna, foi um dos acontecimentos militares mais notáveis da história do Brasil.

O movimento político de gaúchos deslocados para Santa Catarina e a discussão regional sobre ideais republicanos fortaleceram o movimento separatista, tornando a República Juliana uma tentativa de resistência contra o domínio imperial. Embora tenha persistido por apenas três meses, este evento marcou para sempre a história do estado catarinense.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support