Curso em educação alimentar e nutricional tem resultados positivos em escolas da região de Araranguá
Duas escolas estaduais da área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá aceitaram o desafio e participaram neste primeiro semestre letivo do curso de formação continuada em educação alimentar e nutricional. “Obtivemos resultados positivos aliados à prática e teoria aplicados nas Escolas Maria Garcia Pessi, em Araranguá e Timbé do Sul, nestes projetos que favoreceram o desenvolvimento de ações que promoveram e garantiram a adoção de práticas alimentares e nutricionais saudáveis no ambiente escolar”, destacou a integradora de alimentação escolar e valorização do educando da Gered, Rosmere Macalossi, responsável pela supervisão, orientação e acompanhamento dos projetos.
O curso que teve início em maio com estudo e prática da Portaria nº 16/2015, da Secretaria de Estado da Educação, que fixa orientações para a implantação da educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica da rede pública estadual, tem como meta conscientizar os alunos sobre a importância de um estilo de vida saudável.
As atividades foram desenvolvidas de forma transdisciplinar. Na EEB Timbé do Sul, alunos do 6º ao 9º ano e do 1º ao 3º ano do ensino médio realizaram as ações nas aulas de Matemática, com medição e pesagem dos alunos para verificação do IMC, construção de gráficos de barras e setor; de Biologia, com a construção de pirâmide alimentar e apresentação sobre nutrição e hábitos alimentares; e de Educação Física, com visita na academia e entrevista em forma de questionário. “Os alunos estão mais conscientes dos problemas causados pela má alimentação, e consumindo alimentos mais saudáveis e servidos na merenda escolar”, destacou a assessora de direção Angélica Dal Pont.
Na EEB Maria Garcia Pessi, de Araranguá, alunos do 8º ano participaram de inúmeras atividades, entre elas entrevistas sobre preferências alimentares; construção de pirâmide alimentar; trabalhos de conscientização, com comparações de tabelas nutricionais de guloseimas e frutas; classificação de embalagens de acordo com ingredientes; assistiram vídeos sobre alimentação saudável; cálculos de IMC e da importância das atividades físicas; Arte com frutas e hortaliças; “Imitando Masterchef’, com elaboração de pratos com frutas ou hortaliças como ingrediente destaque; entre outras atividades. “O que mais impressionou foi o quanto os alunos são criativos e estavam engajados e motivados em participar das atividades, mesmo os mais tímidos, que nos surpreenderam com resultados acima do esperado”, analisou a professora Eunice Destro.
A integradora de alimentação escolar e valorização do educando da Gered concluiu que a intenção é ampliar o projeto para mais turmas, envolvendo professores, grêmio estudantil e APP. “Foi muito gratificante trabalhar com as escolas. Era realmente isto que faltava para complementar a terceirização da alimentação, pois é necessária esta conscientização. Obrigada à Secretaria de Educação e à Gerência de Educação por proporcionarem e apoiarem este desafio, que com certeza será ampliado, com resultados ainda mais significativos”, citou Rosmere Macalossi.
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