Curso do Festival Dança Catarina é realizado em São Miguel do Oeste
Mais de 80 professores e alunos participaram nesta semana do curso de dança do Festival Escolar Dança Catarina. As aulas iniciaram na segunda-feira, 1, em São Miguel do Oeste, e foram concluídas na manhã desta quarta-feira, 3. Os participantes são das regiões das Secretarias Regionais de Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste.
No conteúdo programático do curso, com duração de 20 horas, estão incluídos: dança contemporânea, figurinos e coreografia, danças populares, noções básicas de iluminação e dança de salão, interpretação cênica e street jazz (videoclipe). O ciclo de capacitações passa por oito municípios até finalizar em Campos Novos no período de 4 a 6 de junho. A partir de agosto, o Dança Catarina começa a sua fase de disputa entre grupos de danças de escolas catarinenses.
Segundo João Biasotto, um dos coordenadores do festival, a expectativa foi superada neste ano quanto à participação dos educadores nos cursos. “Já no ano passado, tivemos um aumento de participação em relação a 2013. A tendência natural é que, a cada ano, estas aulas preparatórias cresçam ainda mais no gosto dos professores, pois já há um comercial natural entre eles sobre os cursos. Quem participa indica a um amigo e, assim, essas ações vão se mantendo vivas”, diz.
O trabalho é uma motivação para os professores e alunos participarem do Festival Dança Catarina. “As etapas microrregionais iniciam em agosto, então, os grupos das escolas têm tempo para se organizarem”, afirma Biasotto. Fabiano da Fontoura tem 17 anos e iniciou, neste ano, o trabalho como professor do Programa Mais Educação em duas escolas: a EEB Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, e a São João Batista, de São Miguel do Oeste. Para ele, o curso traz o conhecimento e a motivação para trabalhar a dança com os alunos.
“Vou poder repassar aos meus alunos tudo o que aprendi. A insegurança e o medo podem ser trabalhados e é preciso a conscientização de que não são somente as meninas podem dançar. Já temos os grupos de dança em cada escola, e com certeza, vamos participar do Dança Catarina”, menciona o professor.
Festival Dança Catarina
A cada ano cresce a expectativa de estudantes catarinenses em participar do tradicional Festival Escolar Dança Catarina, realizado pela Fesporte desde 1992. As disputas entre escolas, que envolvem em média dez mil estudantes entre 15 e 17 anos, iniciam com as etapas microrregionais em agosto de 2015. Em São Miguel do Oeste, a realização da etapa está prevista para o dia 12 de agosto, com local a ser definido.
Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Secretaria Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / 8837-7422