Curso de formação continuada abordou Práticas Pedagógicas em São Joaquim
O Núcleo de Tecnologias Educacionais – NTE São Joaquim através da Gerência Regional de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 20 e 21 de outubro, o Curso de Formação Continuada Prática Pedagógica Inclusivas, destinado aos professores que possuem alunos com deficiência, segundo professor e assistente técnico pedagógico da rede estadual e municipal de São Joaquim.
Com uma carga horária de 24 horas, e a participação 39 profissionais da educação, a formação teve como objetivo ampliar o conhecimento das necessidades educativas especiais do educando. A coordenadora do Programa Salto para o Futuro, Marilza Ehing de Brida, ressalta que a partir de uma perspectiva filosófica e político cultural, o curso buscou aprofundar eampliar a abordagem da inclusão, envolvendo aspectos da diversidade, frente às necessidades educativas especiais, construindo reflexões que ressignifiquem a prática pedagógica diante as diferenças.
A Educação Inclusiva como um novo paradigma para a educação tem como foco o processo de transformação dos sistemas educacionais inclusivos, alvo de reflexão e aprofundamento ministrado pelas professoras, Edite Sehnem e Vanir Peixer, nos temas “O trabalho Pedagógico do AEE e do 2º Professor” e “Práticas Pedagógicas Inclusivas diante as diferenças em sala de aula”.
Marilza acredita que a educação deve estar empenhada em eliminar as práticas de segregação e exclusão educacional e social das pessoas com deficiência. “Destacamos assim a importância deste evento, onde estado e município têm também se mobilizado no sentido de conhecer e oferecer às escolas o que elas necessitam, ou seja, a formação de seus profissionais na construção de trabalho pedagógico que propicie e alinhe a relação de uma Escola de Atenção às Diferenças”, destacou.
{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}{text}{/article}