Curso de especialização em bovinocultura leiteira começa nesta sexta em Braço do Norte
Santa Catarina é o quinto produtor nacional de leite, com um crescimento médio de 8,6% ao ano o setor leiteiro se apresenta como um destaque no agronegócio do Estado. E foi pensando nesse mercado que a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) desenvolveu um curso de especialização em Bovinocultura Leiteira voltado para médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas. A abertura da segunda edição do curso será nesta sexta-feira, 31, às 14h, na Fazenda Experimental da Unisul em Braço de Norte e a aula magna será ministrada pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.
A palestra do secretário terá como tema as “Estratégias da Aliança Láctea Sul Brasileira para o desenvolvimento do setor” e trará para os alunos as perspectivas, os desafios e as oportunidades para a produção de leite no Sul do país.
Segundo o secretário Airton Spies, o grande desafio é produzir leite de alta qualidade e com custos competitivos, o que exige maior organização estrutural do setor com investimentos em logística e infraestrutura das propriedades. “Para que o leite do sul do Brasil seja um produto competitivo no mercado global, a qualidade do leite deve melhorar muito e a logística e infraestrutura devem ser mais confiáveis para atender as demandas constantes de mercados exigentes”.
Com o objetivo fortalecer e consolidar a cadeia produtiva do leite no Sul do país, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul uniram esforços e criaram a Aliança Láctea Sul Brasileira. Os três estados são responsáveis por 33% da produção brasileira de leite, com 11 milhões de toneladas de leite por ano e cerca de 300 mil produtores distribuídos por quase todos os municípios. A expectativa é de que em 10 anos, a produção aumente 77%, chegando a 19,5 milhões de toneladas de leite por ano.
A região de Braço do Norte é uma das contempladas pelo Programa Um Milhão de Litros de Leite, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e da Pesca em parceria com a Epagri, que objetiva melhorar a pastagem e, num período de cinco anos, dobrar a produção atual de 500 mil litros/dia para um milhão de litros/dia. O Programa envolve mais de quatro mil produtores de leite de 32 municípios do Sul do Estado, abrangendo as secretarias regionais de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão.
Para melhorar a qualidade do pasto para os bovinos, a Secretaria da Agricultura ampliou as cotas de calcário e kit forrageira do programa Terra Boa para os municípios participantes. Além da ampliação do Programa Juro Zero Agricultura/Piscicultura para investimentos em sistemas de irrigação. E a Epagri fornece orientação técnica, por meio dos seus engenheiros agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas.
Especialização em Bovinocultura de Leite
A especialização proporciona aos alunos um entendimento da produção leiteira, relacionado a nutrição, manejo, reprodução, sanidade e bem estar do rebanho leiteiro, além de desenvolver a capacidade de crítica e de compreensão do desenvolvimento da produção agropecuária ao longo do tempo.
Os encontros ocorrerão a cada 15 dias, às sextas-feiras, das 14 horas às 18 horas e das 19 horas às 22 horas, e aos sábados, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. O curso é coordenado pelo professor Fabiano Buss Cruz.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br