Curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages completa dez anos
Essa segunda-feira, 15, será dia de comemoração no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages. O curso de Engenharia Florestal está completando dez anos, com cerimônia marcada para as 14h, no Anfiteatro Caverna, durante a abertura da 9ª Semana Acadêmica de Engenharia Florestal.
Em uma década o curso já formou mais de 300 alunos e se destaca na capacitação técnica e científica de profissionais, em uma área bem reconhecida no mercado de trabalho. De acordo com o diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, que é um dos fundadores, “desde o início o curso teve relevante inserção na comunidade catarinense, visando o desenvolvimento social. Os profissionais formados têm boas colocações nas melhores empresas do setor”.
Um exemplo disso é o engenheiro florestal Arthur Bratti Schmidt, formado no último semestre e já contratado como analista de geoprocessamento e planejamento florestal por uma das principais indústrias de celulose do país. “O mercado de trabalho para este setor é concorrido, mas percebo que as empresas valorizam os profissionais formados pela Udesc Lages”, afirma ele.
Para Schmidt, a qualidade do curso é reflexo de boa estrutura e de um corpo docente qualificado, experiente e, ao mesmo tempo, inovador. “Vejo o nosso curso como uma referência no Sul do Brasil e tenho orgulho disso”, conclui ele.
A qualidade na formação dos profissionais e pesquisadores também é apontada como uma das prioridades do curso pelo coordenador do Mestrado em Engenharia Florestal, Pedro Higuchi: “Esta formação acadêmica e científica sólida atende às principais demandas das empresas e da sociedade”, afirma ele.
Histórico
O curso surgiu em resposta aos anseios da sociedade e necessidades do mercado, após várias audiências públicas, estudos e levantamentos. Em 25 de abril de 2004 o Conselho Universitário da Udesc (Consuni) autorizou o funcionamento da Engenharia Florestal, que no semestre seguinte abriu vagas para vestibular.
Em 2009 foi a formatura da primeira turma de alunos. Nesse mesmo ano um grupo de acadêmicos foi a Buenos Aires, na Argentina, para participar do Congresso Florestal Mundial. Em 2012 o Mestrado em Engenharia Florestal foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os números do curso
O curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages possui mais de 290 alunos e 20 professores. Estão sendo desenvolvidos cerca de 70 projetos de pesquisas e 20 de extensão, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
Já o mestrado tem cerca de 50 estudantes, envolvidos em duas linhas de pesquisa: ecologia de espécies florestais e ecossistemas associados; e produção florestal e tecnologia da madeira.
Mais informações sobre o curso de graduação e sobre o mestrado em Engenharia Florestal podem ser obtidas no site da Udesc Lages.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130