Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Curso da Udesc Lages...

Curso da Udesc Lages forma primeiro doutor em Produção Vegetal

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, formou o seu primeiro doutor em Produção Vegetal, o professor Luiz Carlos Bordin, que escreveu a tese “Equações de funções de dano de doenças foliares e sua relação com o rendimento industrial do arroz irrigado”.

A aplicação do resultado do trabalho permitirá a elaboração de um critério científico para definir o momento, a quantidade e o controle geral adequados para a aplicação de fungicidas na cultura do arroz.

Bordin, que iniciou o doutorado em agosto de 2010, é docente do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Rio de Sul, e tem Licenciatura Plena em Agropecuária pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Mestrado em Produção Vegetal pela Udesc Lages.

Para escrever a tese, fez pesquisas e experimentos em laboratórios durante três anos, em Rio do Sul, Pouso Redondo e Rio do Oeste.

“Somente posso elogiar os professores e o CAV como um todo. Há estímulo para o aluno e a pesquisa é encarada com seriedade”, afirmou Bordin, exaltando o profissionalismo e o comprometimento da Udesc Lages e do seu orientador, o professor Ricardo Trezzi Casa.

Os estudos também resultaram em sete trabalhos publicados em congressos e revistas, além de outros cinco para futuras publicações, e uma apresentação oral no Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que ocorreu em agosto, em Santa Maria (RS).

Conheça o Doutorado em Produção Vegetal da Udesc Lages na página oficinal do curso.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

* Com informações da Udesc Lages 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support