Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Curitibanos se prepara para...

Curitibanos se prepara para Workshop Regional de Desenvolvimento do Programa Crescendo Juntos

workshop crescendo juntos fase organizacao 20161123 1007113704

Acontecerá no próximo dia 7 de dezembro em Curitibanos, o Workshop Regional de Desenvolvimento. A iniciativa faz parte do Programa Crescendo Juntos, do Governo de Santa Catarina cuja proposta central é reduzir as desigualdades regionais no Estado. “Buscamos reunir órgãos públicos regionais, entidades e membros da sociedade civil organizada para discutir os rumos da região de forma planejada”, explica o diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), Norton Bopré.

 

Organizado pela SPG, o evento será realizado no auditório do Centro de Educação Profissionalizante (CEDUP) de Curitibanos. “Estamos mobilizando as lideranças políticas, empresariais e comunitárias da região para garantir grande representatividade e participação de todos no processo de desenvolvimento da nossa região”, destaca o secretário executivo da ADR Curitibanos, Luiz César Abrahão.

Na oportunidade será apresentado um perfil socioeconômico da região. Serão elencados projetos da região que já vem sendo discutidos, bem como discutidas novas ideiais e propostas que sejam pertinentes à proposta do programa. “Apresentaremos a proposta de uma Agenda de Desenvolvimento Regional, teremos atividades em grupo por eixo estratégico, plenária e a constituição do Núcleo Executivo Regional”, explica Sidnei Rodrigues de Souza, gerente Regional de Planejamento.

Mais sobre o Programa Crescendo Juntos

Direcionado para as regiões que possuem os menores indicadores de desenvolvimento no Estado, o programa tem como finalidade articular, coordenar, orientar e estimular o processo de planejamento de ações, centrado na redução das desigualdades regionais, promovendo um desenvolvimento inclusivo, equilibrado e sustentável em Santa Catarina. Construído em parceria com a sociedade civil organizada, é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento.

Apesar de Santa Catarina já ser atualmente a 6ª economia do Brasil, sendo o estado que  mais cresce ou se mantém mais estável neste momento de crise no país, algumas regiões, ao longo dos anos, não vem acompanhando esta evolução. A distância entre as regiões mais e menos desenvolvidas vem inclusive aumentando ao longo dos anos, com alto risco para a estabilidade socioeconômica dos catarinenses.

Os parceiros iniciais do programa são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc).

A ideia é que as entidades coloquem seus programas específicos que dispõem de algum instrumento de ação para ser associado ao programa lançado pelo governo. “Por exemplo, a FACISC tem um Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) onde são trabalhados junto aos empresários locais qualificação e inovação para o crescimento e desenvolvimento econômico e social”, observa Flores.

Entre as iniciativas que devem ser anunciadas pelo Governo de Santa Catarina para aplicar o programa nas regiões menos desenvolvidas estão linhas de financiamento com juros mais baratos e prazos de pagamento mais longos e a ampliação do programa juro zero para o incentivo especialmente dos microempreendedores individuais.

De acordo com levantamento da SPG, várias linhas de crédito que o governo tem acabam indo para os mesmos centros que detêm a riqueza maior. Outras ações, como por exemplo o saneamento básico, também com pouca ênfase em determinadas regiões, terão prioridade onde a situação é mais crítica.  

Segundo os coordenadores do programa, a identificação destes potenciais precisa partir da própria população através das organizações, entidades, universidades, com acompanhamento técnico e mobilização constante.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos