Curitibanos lança selos Protótipo Alpha: uma nova ferramenta de proteção, informação e acolhimento às mulheres vítimas de violência
Fotos: Divulgação
A Polícia Militar de Santa Catarina e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), por meio das Câmaras Técnicas e Comitê Gestor do projeto Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, realizaram em Curitibanos, na última quarta-feira, 6 de novembro, o lançamento dos Selos ‘Eu Apoio’ e ‘Aqui Tem Atendimento Protótipo Alpha’, com o propósito de alavancar um número expressivo de multiplicadores entre empresas e a comunidade, juntamente com uma rede integrada formada pela Polícia Militar, Polícia Civil, CRAS, CREAS, OAB, secretarias da Saúde e Educação, Procuradoria da Mulher, Conselho Tutelar, Associação Empresarial de Curitibanos e Sine, para o atendimento, acolhimento e prevenção às mulheres vítimas de violência doméstica, incentivando assim o compromisso e a atuação na promoção da ordem pública.
Caroline da Cruz, agente de articulação de Curitibanos e supervisora de Campo do Protótipo Alpha, explicou que o apoio das empresas, órgãos públicos, sociedade civil organizada e a comunidade é muito importante. “Com toda esta união já foi possível a realização de ações na prática. Com o auxílio de empreendedores locais foi distribuído a todos os presentes os Selos Protótipo Alpha, para que tanto os empreendedores, como a rede de atendimento, comecem a usar para a divulgação dos serviços disponíveis no combate a violência em Curitibanos”, detalha ela.
Em seu pronunciamento, o chefe do setor de planejamento de operações e projetos institucionais da Polícia Militar de Curitibanos, capitão Vitor da Silva Souza, relata que o lançamento dos Selos Protótipo Alpha foi um passo muito significativo para a integração do segmento privado com o público e as instituições envolvidas.
“Nós tivemos uma integração hoje multidisciplinar, ou seja, aqui em Curitibanos, nós estamos conseguindo criar um protocolo de atendimento mais fácil para que a mulher, em situação de violência doméstica e familiar, consiga seguir um caminho adequado e saiba exatamente quais instituições procurar e qual atendimento. Eu acredito que com a integração tanto do segmento público quanto privado, nós vamos conseguir dar mais esse passo e, ao final, ter um projeto muito bom e que vai ser, obviamente, distribuído para toda Santa Catarina”, explica o capitão Vitor.
Detalhes dos Selos
Ao ler o QR Code de cada Selo, a população é direcionado ao site do Protótipo Alpha de Curitibanos, que além de explicar o objetivo do projeto, traz o fluxo de atendimento à vitima de violência, que continua em testes até a informatização dele, ou seja, foi disponibilizado em um único local todas as explicações de como entrar em contato com todos os órgãos responsáveis pelo apoio que a pessoa necessita. Além disso, a ferramenta também esclarece sobre os tipos de violência doméstica e outras informações pertinentes.
O Protótipo Alpha
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 desenvolvido pela da Polícia Militar de Santa Catarina em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), usando a metodologia DEL, representa uma abordagem inovadora para a redução da violência e promover a ordem pública em cinco municípios da mesorregião serrana, como Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici.
Por meio de uma estratégia multidisciplinar, o projeto busca soluções práticas e viáveis para os desafios enfrentados pelos municípios, envolvendo desde o planejamento urbano até a saúde, educação, entre outras áreas. Com o apoio de especialistas e a integração de diversos setores, o projeto busca garantir a aplicação das políticas públicas existentes ou que necessitem ser construídas com base nas necessidades reais da população.
Por Comunicação Protótipo Alpha