Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Curitibanos estuda implementar o...

Curitibanos estuda implementar o Programa SC Bem Mais Simples

Com  objetivo de obter mais facilidade ao abrir e fechar um negócio, bem como outros processos administrativos, incluindo alvarás e licenciamentos, o município de Curitibanos está estudando aderir ao Programa SC Bem Mais Simples. 

Nesta segunda-feira, o  secretário do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, Elton de Jesus, realizou uma reunião online com o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal de Curitibanos, Diego Sebem Wordell. O objetivo foi uma apresentação do Programa que tem o objetivo de simplificar a abertura de empresas.

Para o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, “Santa Catarina é destaque nacional em empreendedorismo. Temos uma economia pujante e diversificada e o SC Bem Simples é um programa que se soma a essa veia empreendedora do estado e simplifica a abertura de empresas. Nosso objetivo é fazer com que mais cidades participem do Programa, que é um atrativo para o investidor”. 

O secretário do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas e o responsável pelo SC Bem Mais Simples, Elton de Jesus, explica que “nossa ideia é continuar facilitando a vida do empreendedor catarinense. É um programa fundamental para o desenvolvimento, ao fomentar mais emprego e renda nas regiões. Desta forma, pedimos o engajamento dos gestores municipais, para que possamos levar a todos os 195 que faltam realizar a adesão à lei”. 

Sobre o Programa

Instituído pela Lei 17.071/17, o SC Bem Mais Simples funciona por meio do Enquadramento Empresarial Simplificado (EES). Desta forma, com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores, a lei permite que estabelecimentos com baixo potencial poluidor, baixo risco sanitário e pouca complexidade sejam abertos de forma simples e ágil. 

Como aderir 

Para aderir ao SC Bem Mais Simples, o município deve emitir uma legislação aderindo a Lei Estadual 17.071. Além disso, será necessário fazer a conexão com o software que promove a autodeclaração e o filtro do Enquadramento Empresarial Simplificado.

Logo após, os servidores que serão responsáveis pelo programa nos municípios devem participar de um treinamento realizado pelo Governo de Santa Catarina. Já o próximo passo será enviar ofício de autorização de implementação do sistema à Sicos e JUCESC.

No site http://scbms.jucesc.sc.gov.br/ é possível ter acesso aos detalhes de funcionamento do programa SC Bem Mais Simples e baixar um e-book com mais informações.

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support