Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Culturas de trigo, fumo...

Culturas de trigo, fumo e cebola são as mais prejudicadas pelas chuvas de outubro em SC

De acordo com o levantamento realizado pela Epagri no meio rural de Santa Catarina, as maiores perdas na agricultura causadas pelas chuvas de outubro estão nas lavouras temporárias, com destaque para o fumo, o trigo e a cebola, seguidas pelas lavouras permanentes e as benfeitorias.

Dos 160 municípios catarinenses que decretaram situação de emergência, já foi mapeada a área rural de 155 e registradas perdas em 46.941 propriedades.

As regiões mais afetadas foram o Alto Vale de Itajaí (15.284 propriedades), Planalto Norte (10.233 propriedades) e Planalto Sul (3.730 propriedades).

O levantamento também registrou prejuízos com animais, máquinas e equipamentos, horticultura, estoque, leite, pastagem e pomar.

Todos esses dados servirão de base para o Governo de Santa Catarina construir propostas de políticas públicas para recuperar ou amenizar as perdas dos produtores rurais.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, relata sobre as perdas na agricultura catarinense e frisa que o levantamento ainda não terminou, visto que as chuvas continuam em algumas regiões:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support