Culturas de trigo, fumo e cebola são as mais prejudicadas pelas chuvas de outubro em SC
De acordo com o levantamento realizado pela Epagri no meio rural de Santa Catarina, as maiores perdas na agricultura causadas pelas chuvas de outubro estão nas lavouras temporárias, com destaque para o fumo, o trigo e a cebola, seguidas pelas lavouras permanentes e as benfeitorias.
Dos 160 municípios catarinenses que decretaram situação de emergência, já foi mapeada a área rural de 155 e registradas perdas em 46.941 propriedades.
As regiões mais afetadas foram o Alto Vale de Itajaí (15.284 propriedades), Planalto Norte (10.233 propriedades) e Planalto Sul (3.730 propriedades).
O levantamento também registrou prejuízos com animais, máquinas e equipamentos, horticultura, estoque, leite, pastagem e pomar.
Todos esses dados servirão de base para o Governo de Santa Catarina construir propostas de políticas públicas para recuperar ou amenizar as perdas dos produtores rurais.
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, relata sobre as perdas na agricultura catarinense e frisa que o levantamento ainda não terminou, visto que as chuvas continuam em algumas regiões:
SONORA