Governador Raimundo Colombo participa da abertura da 21ª Conaci, em Florianópolis
O governador Raimundo Colombo voltou a defender a necessidade de reformas estruturantes na administração pública nesta quinta-feira, 17, durante a abertura da 21ª Reunião do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), no Hotel Majestic, em Florianópolis. “A crise não será curta e fácil se não tivermos coragem para construir um novo modelo. E órgãos de controle interno são fundamentais para orientar os gestores a fazer movimentos em direção do emprego eficiente dos gastos públicos”, afirmou Colombo.
Foto: James Tavares/Secom
O Conaci reúne controladores internos de estados e municípios-sedes de todo o Brasil, que segue até sexta-feira, 18, para trocar experiências e discutir ações para fortalecer os atuais instrumentos de controle e fiscalização da administração pública. Além do governador, participaram da abertura do evento o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, José Antônio Torres Marques, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio, secretário da Fazenda de Santa Catarina, Antonio Gavazzoni, prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior, presidente do Conaci e auditor-geral do Pará, Roberto Paulo Amoras, e auditor-geral de SC, Augusto Piazza.
Amoras destacou a presença de representantes dos três poderes catarinenses na reunião e elogiou a participação de Santa Catarina no Conaci. “Não temos só um filiado, mas um Estado que esteve sempre à frente como um membro ativo. O controle interno é o grande aliado do gestor público”, observou Amoras. Ele destacou ainda que uma das metas do Conaci é estreitar suas relações com os controles internos dos poderes Judiciário e Legislativo.
“A Auditoria Geral de Santa Catarina é estruturada para fiscalizar não apenas os atos de gestão interna, mas de todos os poderes em um trabalho de cooperação entre os órgãos. A qualidade da gestão pública do nosso estado supera a média do Brasil”, pontuou Gavazzoni.
Em Santa Catarina, o controle interno é ligado à Secretaria da Fazenda. Durante a cerimônia de abertura, o auditor-geral Augusto Piazza apresentou o Auditoria Cidadã, programa lançado em 2016, mas que já virou referência para outros estados. A partir do projeto, os auditores verificam in loco a satisfação dos serviços e obras públicas. Já foram realizadas cinco operações: merenda escolar, emergência dos hospitais, parques ambientais, transferências voluntárias e Apaes. “No Auditoria Cidadã, o auditor vai para a rua com a visão do cidadão. Nosso objetivo é cada vez mais tratar a despesa com o mesmo zelo e rigor que tratamos a despesa”, afirmou Piazza.
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
Sobre o Conaci
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) tem o objetivo de criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. O Conaci tem como propósito principal promover a integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país.
Sobre o Auditoria Cidadã
Lançado em abril pela Auditoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Fazenda, são trabalhos de auditoria na forma de inspeções in loco para verificar a qualidade de serviços e obras do Governo do Estado, tais como: merenda escolar, exames em hospitais, serviços de atendimento ao público (IGP, Detran, Sine, PM), obras feitas com recursos de transferências voluntárias aos municípios e entidades. O objetivo é aferir se a administração pública estadual vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade à sociedade catarinense.
Operações já realizadas:
1. Merenda Escolar
2. Emergências de Hospitais
3. Parques Ambientais
4. Transferências Voluntárias
5. Apaes
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Fazenda
Aline Cabral Vaz
E-mail: avaz@sef.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2575 / (48) 8843-8352
Cléia Schmitz
E-mail: cschmitz@sef.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2572/ (48) 9157-1980
Sarah Goulart
E-mail: sgoulart@sef.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2504/ (48) 8843-8553
Rosane Felthaus
E-mail: rosanef@sef.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3506/ (48) 9109-8513
Site: www.sef.sc.gov.br