CriminalData: Polícia Científica lança ferramenta de monitoramento dos casos de violência contra a mulher
O Governo do Estado, por meio da Polícia Científica, anunciou mais um reforço na prevenção e no combate à violência contra a mulher em Santa Catarina.
A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida pelo órgão pericial no início do ano, agora conta com um novo painel voltado ao monitoramento dos crimes de violência contra a mulher no estado.
Grande conhecedora do tema, a delegada de polícia e vice-governadora Marilisa Boehm reconhece os benefícios diretos da ferramenta para o mapeamento das ocorrências e no levantamento de fatos relevantes sobre a violência contra a mulher.
Marilisa Boehm destaca que os dados coletados também servirão de base à Secretária da Segurança Pública para implementar treinamentos com os psicólogos, conselho tutelar e toda a rede de proteção à mulher.
O diretor de Tecnologia e Inovação da Polícia Científica, perito Tulio Leal Correa, explica que a instituição se encontra em uma posição estratégica para obtenção de dados no combate à violência, uma vez que para a materialização do delito é necessário o exame pericial.
Com estrutura mais concentrada e o uso do sistema interno da PCI – SiRSAELP, que funciona em complementação ao Sistema Integrado de Segurança Pública, é possível avaliar o comparecimento ou não das vítimas, sua faixa etária, bem como transformar em inteligência os resultados dos exames, possibilitando ao órgão fomentar o debate sobre prevenção.
Segundo a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, são dados extremamente relevantes para os tomadores de decisão, para quem implementa as políticas de Segurança Pública.
Repórter: Kenia Casagrande