Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Criciúma recebe oficina sobre...

Criciúma recebe oficina sobre o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional

A consolidação e implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) serão discutidas durante a oficina regional em Criciúma, no Sul, em 22 de julho. O evento ocorre das 9h às 18h na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). 

Outras cinco estão previstas em: Joinville, Lages, São Miguel do Oeste, Chapecó e Joaçaba. A primeira ocorreu em São José, na Grande Florianópolis.

As oficinas são realizadas pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/SC) em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea/SC).

Os objetivos são o de informar aos municípios sobre a finalidade do Sisan, estimular a adesão ao sistema, apresentar o plano estadual de segurança alimentar e nutricional e incentivar a elaboração de planos municipais de segurança alimentar.

O público-alvo são prefeitos, secretários regionais, municipais, conselheiros municipais de segurança alimentar e nutricional, gerentes de Assistência Social das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs) e envolvidos com a segurança alimentar e nutricional no município.

Os interessados podem se inscrever para a etapa de Criciúma até esta sexta-feira, 18, no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira, que preside a Caisan, destaca que iniciativas como esta contribuem para aprimorar o conhecimento e estimular a adesão dos municípios ao sistema. “Desta forma, vamos contribuir para reduzir a desnutrição no Estado e promover a alimentação saudável e de qualidade à população”, afirma.

O secretário executivo de Políticas Sociais de Combate à Fome da SST e secretário executivo da Caisan, Rodrigo Mello, ressalta que as oficinas serão fundamentais para manter o diálogo com os municípios sobre o Sisan.

“O principal objetivo é que os municípios se estruturem para a adesão ao sistema e a elaboração dos planos municipais de segurança alimentar, o que tornará mais eficiente as estratégias públicas para respeitar e promover o direito humano à alimentação adequada”, completa.

Programação
8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura e apresentação dos objetivos, representantes e palestrantes
9h30 às 10h30 – SISAN e seus componentes
10h30 às 11h – Adesão municipal ao SISAN
11h às 12h – Dialogando com os participantes sobre o exposto
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h – Proposta metodológica usada no Plano de SAN de Santa Catarina
14h às 16h – Apresentação dialogada do Plano de SAN de Santa Catarina
16h às 16h30 – Consulta pública do Plano de SAN de Santa Catarina
16h30 às 17h – Avaliação e encerramento da oficina
17h às 18h – Encerramento com coffee break

Informações para a imprensa:
Cláudia Marcelo de Lima
Telefone: (48) 3664-0906 e 9181-2626
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support