Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Criação de planos diretores...

Criação de planos diretores é discutida em fórum

Secretários regionais, gerentes de planejamento e representantes de associações de municípios participaram na terça-feira, 12 de novembro, do fórum “Os Planos Diretores dos Municípios Catarinenses como Instrumento de Desenvolvimento Territorial do Estado”. O evento é a primeira etapa do projeto de incentivo à elaboração de planos diretores municipais da Secretaria de Estado de Planejamento em parceria com a ENA – Escola de Governo do Estado.

Foto: Rosália Dors Pessato/Planejamento

O secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, comenta: “É preciso que a sociedade participe da elaboração dos planos diretores para colocá-los em prática. Assim, cada vez que o governo criar um fundo de recursos, como o Fundam, os municípios saberão para quais projetos querem financiamento”. Flores acrescenta a importância de se pensar a longo prazo: “O plano diretor também deve apontar para onde a cidade quer ir em 20, 30 anos. Com a visão de território, integramos os municípios para que os planos diretores tenham em comum a perspectiva do território onde as cidades estão inseridas”. O plano diretor tem a função de orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento do município.

Segundo levantamento da Gerência de Planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento, 197 municípios possuem plano diretor, 71 não têm o documento e 27 precisam revisá-lo. Por isso, o encontro teve o objetivo de diagnosticar o andamento dos planos diretores das cidades catarinenses. Contou com palestras sobre a importância do instrumento, feita pelo arquiteto urbanista, Edson Cattoni, e a perspectiva histórica na visão do professor Luis Monteiro. A engenheira Thais Liane Heninning apresentou o plano diretor de Jaraguá do Sul, cuja elaboração teve a participação dos moradores do município, e os próximos passos para 2030.

O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes, participou do fórum: “O evento é muito oportuno, pois todos os nossos municípios trabalham de forma isolada, não se preocupam com o município vizinho. Quando se trata de plano diretor, você não pode trabalhar com um município só, precisa envolver toda a região para pensar na mobilidade urbana, saneamento básico e gestão de resíduos sólidos, por exemplo”.

Informações adicionais
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/ 9186-9740

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support