Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Criação da Delegacia de...

Criação da Delegacia de Desaparecidos é publicada no Diário Oficial

Nesta terça-feira, 10, foi publicada no Diário Oficial a Portaria que oficializa a criação da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD). O texto estabelece a estrutura, organização e funcionamento desta especializada. A inauguração da Delegacia será no dia 24 de setembro, às 10h, na Rua Ademar da Silva, 1135 – 2.° andar, em São José (na mesma edificação da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de São José). A portaria foi assinada pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.

De acordo com o Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila, a nova unidade policial terá estrutura para atender à demanda de desaparecidos do estado de Santa Catarina, além de estar direcionada à possível identificação de cadáveres, para evitar o sepultamento de indigentes.  

Estimativas apontam que, em Santa Catarina, cerca de 50% dos registros são referentes a desaparecimentos de adolescentes, o que demandaria auxílio das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs), nos procedimentos investigativos.  

De acordo com o delegado Wanderley Redondo, que é o titular da nova unidade policial no estado, no ano passado, foram registrados em Santa Catarina, 3.319 desaparecimentos. Destes, apenas 1.372 fizeram um novo Boletim de Ocorrência registrando o reaparecimento da pessoa. O que significa que há 1.947 ocorrências abertas ainda, ou seja, que continuam sendo investigadas para saber se houve o reaparecimento da pessoa ou não.  

Desta forma, para amenizar o número de ocorrências em aberto sobre desaparecimentos, a unidade especializada também faria a gestão de um mecanismo de alerta, que seria implantado no atual sistema de informações usado pela Polícia Civil de Santa Catarina, o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), e acessível a todos os policiais.  “Assim, toda vez que uma pessoa que possua registro de desaparecimento for identificada numa unidade policial, o sistema emitirá um alerta para o policial civil, para que o registro de reaparecimento seja feito”, explica Redondo.  

Para acessar a Portaria, clique aqui e acesse as páginas 18 e 19.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

  Baixar áudio

Informações adicionais para a imprensa
Isabel Muniz Corradini
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
E-mail: imprensa@pc.sc.gov.br.
Fone: (4
8) 3664-2313 / 99175-2336
Site: www.policiacivil.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support