Crescendo Juntos é apresentado para membros do Colegiado da Regional de Dionísio Cerqueira
Por meio da Gerência de Planejamento Regional e Apoio a Politicas Públicas da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira foi realizada, na manhã de terça, 5, uma reunião com gerentes e os membros do Colegiado Regional para debater sobre o Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais.
Os participantes debateram sobre objetivos, resultados esperados, parceiros, além de discutir as ações que podem gerar um maior desenvolvimento para os municípios da Regional.
A gerente de Planejamento Regional e Apoio a Politicas Públicas Ana Paula Tecchio Gonçalves destacou que um questionário com levantamentos sobre o atual Programa de Desenvolvimento Regional entre outros dados, será respondido. “Com essas definições dentro da Regional, passaremos então para um segundo momento, onde contaremos com apoio de diversas entidades não governamentais”.
O secretário executivo da Regional Norberto Hart repassou aos presentes a importância de todos estarem envolvidos, buscando juntos, maneiras de reverter a situação. “Aproveitamos também convidar os presentes para que eles estejam conosco, no dia 19 de julho, em São Lourenço do Oeste, onde uma reunião será realizada para dar início aos trabalhos”.
O programa, que foi lançado em maio, tem como foco dinamizar a economia de 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, a iniciativa prevê ações para gerar um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado em parceria com a sociedade civil.
As ADRs foram selecionadas a partir do denominado Índice de Renda SC e dos indicadores complementares evasão da população da região e dinâmica do emprego formal (menor taxa de crescimento de emprego). Esse índice, criado pela Secretaria de Estado do Planejamento, reúne as variáveis renda domiciliar per capita média da população residente na região, que dimensiona a riqueza que é apropriada pela população, e produto Interno Bruto per capita, que se refere à riqueza que é gerada naquele território.
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira