Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Cresce participação feminina no...

Cresce participação feminina no empreendedorismo catarinense

Sensíveis, corajosas e guerreiras, uma fórmula que vem transformando as mulheres em presidentes de multinacionais e empreendedoras de grande sucesso. Elas têm conseguido ampliar a inserção no mercado de trabalho nos últimos anos e, para muitas, o empreendedorismo vem sendo uma saída para o cenário de incertezas econômicas.

“Elas já estão tomando um espaço merecido, conciliando a correria do dia a dia com a vida pessoal e, felizmente, a desigualdade de gênero está diminuindo. As mulheres estão investindo mais em qualificação e observa-se que a oportunidade é a grande motivação para o empreendedorismo”, revela o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

Segundo o estudo “Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras nas Micro e Pequenas Empresas 2014-2015”, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de mulheres no mercado de trabalho cresceu 22,8% entre 2003 e 2013, atingindo 41,1 milhões, ou seja, 42,5% do total de trabalhadores formais no país. Destas, 7,3 milhões são donas de micro e pequenas empresas (MPEs) e 2,6 milhões são microempreendedoras individuais (MEIs).

Em Santa Catarina, mais de 270 mil mulheres estão à frente de MPEs e 92 mil são MEIs. “Aqui elas são maioria em projetos de desenvolvimento econômico do Governo estadual, entre eles, o Juro Zero”, salientou Chiodini. Das 47.047 operações de crédito disponibilizadas pelo programa até janeiro de 2016, 51% foram destinados a mulheres. O Juro Zero concede até R$ 3 mil em linha de crédito, valor que pode ser parcelado em até oito prestações. Caso as sete primeiras sejam pagas em dia, a última é quitada pelo Governo do Estado.

Uma destas MEIs participantes do Juro Zero foi a Kall Any de Almeida Mattos. Moradora de Florianópolis há 16 anos, a cearense trabalhava como executiva de contas de uma revista, quando decidiu montar a empresa Mel e Alecrim, de eventos corporativos. “Persistência, comprometimento e buscar sempre inovar nos produtos e serviços é o caminho para o crescimento. É necessário, ainda, ter paixão pelo que faz”, conta. A empresa cresceu e de MEI ela passou a ser MPE.

O empreendedorismo social também é nicho de mercado que conta com forte participação feminina. Outro projeto do Governo do Estado para o desenvolvimento econômico que apoia, em sua maioria, mulheres é o Economia Verde e Solidária. A ação atendeu 41 associações e cooperativas que utilizam resíduos como matéria-prima. Foram beneficiadas 1.338 pessoas, das quais 704 são mulheres.

A Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Zortéa, na região Serrana, foi uma das selecionadas para participar do Economia Verde e Solidária. O grupo com 62 mulheres agricultoras trabalha de maneira informal com produtos coloniais e orgânicos de doces, geleias e conservas. Outra entidade atendida é a Associação Artesanato Veredas Santa Helena, de Joaçaba. São 12 artesãs que resolveram mudar sua rotina de donas de casa e hoje trabalham transformando restos de lã de ovelha, que seriam descartados, em cobertores, tapetes, mantas, entre outros. “Hoje temos um trabalho lucrativo e nos sentimos realizadas em ver nosso projeto reconhecido conquistando clientes”, diz a artesã Neiva Zilio Albiero.

Para o secretário da SDS, a sensibilidade feminina conta como ponte forte para o relacionamento com clientes. “Esta visão é importante para detectar as necessidades do consumidor e perceber oportunidades”, explica Chiodini. “Queremos que essas e outras histórias de mulheres vitoriosas estimulem novas empreendedoras, mas que não percam nunca o espirito familiar. Unir foco no trabalho, o sonho de chegar a algum lugar e apoio da família podem ser os ingredientes para se ter sucesso e, principalmente, qualidade vida”, conclui.

Informações adicionais para a imprensa

Michelle Nunes / Fabio Lima
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2261 / 9929-4998 / 8843-7100
Site: www.sds.sc.gov.br 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support