COSUD SC: 12º encontro de governadores traz programação extensa e dividida em áreas temáticas
Durante três dias, Santa Catarina vai receber a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD).
Serão momentos de muito trabalho entre 21 e 23 de novembro, no Costão do Santinho, em Florianópolis. As delegações vão debater os temas Saúde, Educação, Segurança Pública, Governo, Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, em uma programação extensa que vai buscar soluções conjuntas para os problemas da população.
Juntos, os estados das regiões Sul e Sudeste representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional.
Já no primeiro dia, quinta-feira, 21, a programação começa com o credenciamento das comitivas, a partir das 12h. A Câmara de Regulação se reúne a partir das 13h.
A cerimônia de abertura está marcada para as 16h, com uma entrevista coletiva com os governadores prevista para as 18h.
Na sexta-feira, 22, os trabalhos começam às 8h30 com as reuniões das Câmaras Temáticas e vão até as 17h, com um intervalo para o almoço.
São sete grupos que terão espaço para debater até dois assuntos distintos, assegurando um diálogo focado e produtivo entre os estados membros do consórcio. Tudo avalizado pelos secretários de estado das respectivas áreas.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, a Secretaria trouxe uma metodologia para essas câmaras temáticas com uma linha metodológica para ter rastreabilidade de como foi feito o processo decisório e de como foi a construção de uma proposta de política pública transversal nos sete estados:
SONORA
O sábado, 23, será dedicado ao encerramento do evento, às 10h, com a elaboração da Carta de Florianópolis. O documento, fruto da 12ª reunião do COSUD, trará as diretrizes formuladas pelos grupos temáticos e acordadas entre os estados.
Na sequência, os governadores vão atender os veículos de imprensa, em entrevista coletiva, prevista para 12h.