Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Cosud: Santa Catarina esteve...

Cosud: Santa Catarina esteve presente em todas as discussões no segundo dia do evento

O segundo dia do 10° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), nesta sexta-feira, 1º de março, foi dedicado a reuniões temáticas envolvendo os governadores dos sete estados, além de grupos de trabalho divididos por áreas.

No começo da manhã os governadores visitaram o local onde estão ocorrendo os grupos de trabalho. Em seguida se reuniram no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

Os gestores abriram os trabalhos falando da área fazendária e das procuradorias-gerais dos estados. O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari e o auditor fiscal da Receita Estadual, Daniel Salomão representaram Santa Catarina.

Para o secretário Edgard Usuy, que representa o governador Jorginho Mello no evento, são temas bastante densos, delicados e importantes para os Estados:

SONORA

No debate sobre a segurança pública, Santa Catarina foi representada pelo secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves e pelo secretário adjunto da Segurança Pública, Flávio Graff, que lembrou que o fato do Cosud passar a ter uma personalidade jurídica com estatuto vai facilitar o combate à criminalidade:

SONORA

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, assinou um protocolo com o Paraná para que o estado vizinho possa atender pacientes que necessitam de implante coclear (dispositivo para restaurar a função da audição).

A novidade beneficia os catarinenses que moram em cidades da fronteira com o Paraná. Mas a intenção é habilitar o serviço no ministério da Saúde. Atualmente o procedimento é disponibilizado no Hospital Universitário de Santa Catarina.

Nos grupos do meio ambiente, estiveram presentes o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, e a diretora de Clima, Economia Verde, Energia e Qualidade Ambiental, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Gabriela Brasil dos Anjos.

O secretário enfatizou que a tônica foi como instituir mecanismos de ajudar na preservação do meio ambiente, especificamente com relação ao meio ambiente a instituição do fundo da Mata Atlântica, segundo ele, talvez o principal assunto a ser discutido:

SONORA