Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Cosud: Imetro-SC discute Tratado...

Cosud: Imetro-SC discute Tratado Regional de Rotulagem em grupo temático

Fotos: Jonatã Rocha/ SECOM

Uma proposta de Tratado Regional de Rotulagem foi apresentada pelo Subgrupo do Desenvolvimento Econômico, o qual o Imetro-SC, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço faz parte, representando Santa Catarina, no o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento que integra sete estados, do Sul e do Sudeste, foi realizado no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, chegando ao fim neste sábado, 2.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, e o diretor Administrativo e Financeiro Rafael Dall’Agnol representaram o Instituto levando, suas contribuições técnicas e jurídicas. A remoção de barreiras ao livre comércio das mercadorias entre os sete estados que integram o Cosud, foi o tema central do Subgrupo de Rotulagem.

De acordo com Soratto, o principal objetivo é assegurar o livre comércio de produtos por meio de uma harmonização dos critérios de aceitação dos rótulos. Para Dall’Agnol, as legislações dos estados não podem constituir barreiras para a livre circulação de mercadorias entre os estados.

Com o trabalho realizado até o momento, o Subgrupo de Rotulagem é o primeiro de todos os 21 GTs do Cosud a apresentar resultado final, com uma proposta de Tratado Regional de Rotulagem. “Esse Tratado significa que os estados devem aceitar a livre comercialização de produtos mesmo que, eventualmente, o produto não atenda a rotulagem estabelecida naquele estado. É uma integração entre os estados que fazem parte do Cosud”, explica Soratto. O Tratado deve ainda ser assinado pelos governadores dos estados participantes.

Avatar
Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support