Portal de Noticias

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Segurança Pública
  6. /
  7. Corporação feminina da Polícia...

Corporação feminina da Polícia Militar comemora seus 30 anos

O Governador em exercício Eduardo Pinho Moreira participou, na tarde desta terça-feira, em Florianópolis, da cerimônia de homenagem à Polícia Militar Feminina de Santa Catarina, que em 2013 completa 30 anos de existência. Com a presença da alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado, foram entregues medalhas corporativas às primeiras policiais femininas e a personalidades que contribuíram ao longo deste período com a entidade. “A Polícia Militar de Santa Catarina orgulha não só a Corporação, mas a todos os catarinenses, pela sua postura exemplar e competência. E neste cenário as mulheres alcançaram respeito e espaço pela sua capacidade diferenciada”, destaca Eduardo Pinho Moreira, também homenageado no evento.

Foto: Jeferson Baldo / GVG

Em 1983, a Lei Estadual 6.209 determinava a criação de uma Corporação Feminina dentro da Polícia Militar de Santa Catarina. O coronel da reserva, Sidney Pacheco, responsável pelo processo de incorporação da mulher nos quartéis, lembra com emoção da luta que travou com colegas e superiores que não acreditavam na capacidade feminina como policial. “Os pais de muitas policiais me ligavam preocupados com a segurança de suas filhas, pessoas me perguntavam o que as mulheres fariam dentro do quartel”, relata Pacheco.

O comandante Geral, Nazareno Marceneiro, destacou a evolução e humanização significativas que a presença feminina trouxe à Corporação, seja nas relações entre os policiais, seja no atendimento à população. Já o secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, abordou a questão do papel da mulher como policial, mãe e esposa, evidenciando sua grande capacidade de trabalho e organização, e a contribuição que estas qualidades representam ao trabalho da Segurança Pública.

A tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, uma das três primeiras oficias a se formarem na Polícia Militar catarinense, lembra com orgulho desta trajetória que teve a satisfação de participar desde o início. “Passa um filme pela minha cabeça ao lembrar tantas conquistas e dificuldades que enfrentamos. É uma grande alegria esta dupla comemoração, pois os 30 anos da Polícia Militar Feminina também representa meus trinta anos de carreira”, conclui. Hoje Santa Catarina conta com quase 600 policias militares femininas, entre oficiais e praças.

Rafael Cardoso
Gabinete do Vice-governador
Telefone: (48) 9118-9821

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support