Corpo de Rubens Fachini, idealizado dos Jasc, será enterrado neste sábado
Morreu na manhã de sexta-feira, 11, aos 76 anos de idade, vítima de acidente de trânsito, Rubens Fachini, um dos principais nomes da história do esporte catarinense, criador dos Jasc e um dos maiores incentivadores da competição ao longo de mais de 50 anos.
Rubens Fachini (E) ao lado do também criador dos Jasc, Rudi Nodari, no lançamento do livro dos 50 anos dos Jasc, em 2010
Rubens Fachini foi uma das vítimas de um acidente na manhã de sexta-feira no KM 40 da BR-470, no município de Gaspar. Ele tinha 76 anos e deixa mulher e cinco filhos. O velório foi nesta sexta-feira à noite na capela mortuária do Centro, atrás da Igreja Evangélica. O enterro está confirmado para as 10h deste sábado no Cemitério Municipal.
Fachini foi atleta do vôlei, do atletismo e parceiro de Arthur Schlösser na criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960. Apaixonado pelo esporte, sempre prestigiou as competições e nos últimos anos era o guardião das tradições dos Jasc, organizando cerimônias como a do acendimento do fogo simbólico.
A Fesporte presta solidariedade à família e lamenta profundamente a perda de um dos ícones do esporte. “Estamos todos órfãos, pois o Seu Rubens era como um pai do esporte de Santa Catarina. Uma pessoa amável, de biografia rica e inúmeros serviços prestados ao esporte. Foi dirigente, atleta, mas, antes de tudo, foi um cidadão que amou o esporte intensamente. Uma perda irreparável”, comentou o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Junior.
O governador do Estado, Raimundo Colombo, também lamentou a perda para o esporte catarinense. “Sem dúvida perde Santa Catarina, sobretudo o esporte, sem a figura de Rubens Fachini. Um idealizador, um lutador sempre com um sorriso no rosto para buscar o que acreditava. Construiu, ao lado de Artur Schlösser, um patrimônio inestimável para o nosso esporte, os Jogos Abertos de Santa Catarina. Será difícil reparar a perda, e fica a missão de preservar a memória de tudo que ele construiu ao longo de uma vida dedicada ao esporte”.
Rubens José Fachini era apaixonado pelo esporte (na juventude, praticou vôlei e atletismo de maneira mais destacada, mas se aventurou em outras modalidades). Outra paixão era o Flamengo. Era amigo pessoal do principal nome da história do clube, Zico, a quem convidou para ser a estrela da cerimônia de abertura dos Jasc de 2010, que comemoravam em Brusque os 50 anos do nascimento dos Jogos.
Um dos amigos mais próximos de Fachini, o comendador e jornalista Roberto Alves relembra com carinho a importância dele para a criação dos Jasc: “Ele foi um dos artífices dos Jasc: idealizou o formato a partir de uma viagem que fez a São Carlos (SP), a pedido de Arthur Schlösser, para conhecer os Jogos Abertos da cidade”.
Fachini também foi locutor esportivo no rádio, dirigente de clubes de futebol e, nos últimos anos, se dedicava com afinco para realizar a tradicional cerimônia do acendimento do fogo simbólico dos Jasc, na cidade-berço dos Jogos: Brusque, onde morava. Para conhecer um pouco mais da história de Rubens Fachini e a ligação dele com os Jasc, confira o vídeo de 50 anos dos Jasc, com depoimento emocionado do comendador.
Informações adicionais para a imprensa
Rodrigo Braga
Assessoria de Imprensa Fesporte
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte
Fone: (48) 3665-6126 / 3665-6127 / 98802-7742
E-mail: braga@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br