Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros se...

Corpo de Bombeiros se reúne com prefeitos e define funcionamento da corporação na regional de Quilombo

reuniao bombeiros e prefeitos 14-03-2016 20160316 1831877509

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já tem a estrutura física à disposição para instalar-se em Quilombo, no Complexo de Segurança Pública, que passa pelo acabamento e deve ser inaugurado nesta sexta-feira, 18, com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba. 

As prefeituras dos seis municípios que serão atendidos (Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste) devem trabalhar em parceria com o Governo do Estado, cedendo servidores. Nesta segunda-feira, 14, o comando do Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Xanxerê e da Companhia (CIA) de São Lourenço do Oeste, a quem a unidade de Quilombo será subordinada, reuniu-se com os prefeitos e assessores jurídicos dos municípios para definir a parceria. “Nossa intenção era de unir o aparato de segurança pública. Quilombo recebeu uma estrutura modelo e, agora, estamos na reta final. A Polícia Militar se instala nessa quarta, 16, a Polícia Civil na quinta, 17, o Instituto Geral de Perícias precisa convocar aprovados em concurso, e o Detran também virá. A dificuldade era trazer o Corpo de Bombeiros, por isso precisamos dessa parceria com as prefeituras. O maior tempo resposta hoje em Santa Catarina é em Quilombo, por isso não podemos perder esta oportunidade”, destaca o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo, Jaksom Castelli.

Segundo o comandante do Batalhão de Xanxerê, tenente-coronel Luis Carlos Balsan, já foram garantidos os equipamentos necessários para o quartel de Quilombo, mas a dificuldade no momento é de recursos humanos. Inicialmente, três bombeiros militares trabalharão na unidade, em conjunto com sete servidores cedidos pelas prefeituras e funcionários da Aurora, que passarão por treinamento. A direção da empresa sinalizou a parceria e avalia juridicamente quantos servidores poderá ceder. “Sabemos das dificuldades dos municípios, mas precisamos dessa parceria nesse primeiro momento. É o modelo que adotamos para fazer a coisa dar certo”, explica Balsan. Em Santa Catarina, somente em Florianópolis o batalhão é composto exclusivamente por militares.

Em Itapiranga, no Extremo-Oeste, há uma organização de Bombeiros Militar que funciona nos moldes e proporção que a de Quilombo terá. A prefeitura cede sete servidores efetivos que ocupam o cargo de agente de Defesa Civil, criado para suprir a demanda dos bombeiros. O sargento Mallmann, comandante da unidade, e o major Marcelo Fiório, comandante do Batalhão de São Miguel do Oeste, participaram da reunião e defenderam o custo-benefício que a presença dos bombeiros trará. “O reflexo pode demorar, mas é assim que você constitui uma comunidade segura. São sete servidores comprometidos, que de fato se identificam com a função”, comenta o sargento.

Os prefeitos destacaram a importância da vinda dos bombeiros para a região e garantiram que colocam sete servidores à disposição – dois de Quilombo e mais um de cada município. “Sabemos dos benefícios que vão trazer. Todos os municípios estão com dificuldade com a folha de pagamento por causa da queda da arrecadação, principalmente Quilombo, mas precisamos dar este passo”, sustenta o prefeito Neuri Brunetto.

Na presença dos oficiais do Corpo de Bombeiros, os prefeitos e assessores tiraram as dúvidas de como procederão com a cessão dos servidores. “Somo parceiros e queremos parabenizar o secretário, mas precisamos garantir que essa cessão ocorra dentro da legalidade”, alerta o prefeito de União do Oeste, Everaldo Casonatto.

Equipamentos garantidos

Cerca de R$ 1 milhão em equipamentos deverão ser aportados para o quartel de Quilombo. Já está garantido um caminhão (Auto Bomba Tanque Resgate – ABTR), que estava em Balneário Camboriú, em bom estado, e que precisa apenas da substituição do tanque de polietileno por um de aço carbono. “Foi encaminhada a licitação para esse serviço e ele deve ficar pronto em cerca de 60 dias”, estima Balsan. Segundo o comandante, também virá para o quartel uma ambulância que precisa de restauração visual e um desencarcerador, além de uma camionete Troller que já está à disposição do Estado e será utilizada pelos bombeiros.

Estão em andamento os processos licitatórios para aquisição de comida e combustível para o quartel. Também será construída uma torre para garantir o sinal de comunicação, em local ainda a ser definido com a prefeitura. 

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support