Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros se...

Corpo de Bombeiros se reúne com prefeitos e define funcionamento da corporação na regional de Quilombo

reuniao bombeiros e prefeitos 14-03-2016 20160316 1831877509

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já tem a estrutura física à disposição para instalar-se em Quilombo, no Complexo de Segurança Pública, que passa pelo acabamento e deve ser inaugurado nesta sexta-feira, 18, com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba. 

As prefeituras dos seis municípios que serão atendidos (Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste) devem trabalhar em parceria com o Governo do Estado, cedendo servidores. Nesta segunda-feira, 14, o comando do Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Xanxerê e da Companhia (CIA) de São Lourenço do Oeste, a quem a unidade de Quilombo será subordinada, reuniu-se com os prefeitos e assessores jurídicos dos municípios para definir a parceria. “Nossa intenção era de unir o aparato de segurança pública. Quilombo recebeu uma estrutura modelo e, agora, estamos na reta final. A Polícia Militar se instala nessa quarta, 16, a Polícia Civil na quinta, 17, o Instituto Geral de Perícias precisa convocar aprovados em concurso, e o Detran também virá. A dificuldade era trazer o Corpo de Bombeiros, por isso precisamos dessa parceria com as prefeituras. O maior tempo resposta hoje em Santa Catarina é em Quilombo, por isso não podemos perder esta oportunidade”, destaca o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo, Jaksom Castelli.

Segundo o comandante do Batalhão de Xanxerê, tenente-coronel Luis Carlos Balsan, já foram garantidos os equipamentos necessários para o quartel de Quilombo, mas a dificuldade no momento é de recursos humanos. Inicialmente, três bombeiros militares trabalharão na unidade, em conjunto com sete servidores cedidos pelas prefeituras e funcionários da Aurora, que passarão por treinamento. A direção da empresa sinalizou a parceria e avalia juridicamente quantos servidores poderá ceder. “Sabemos das dificuldades dos municípios, mas precisamos dessa parceria nesse primeiro momento. É o modelo que adotamos para fazer a coisa dar certo”, explica Balsan. Em Santa Catarina, somente em Florianópolis o batalhão é composto exclusivamente por militares.

Em Itapiranga, no Extremo-Oeste, há uma organização de Bombeiros Militar que funciona nos moldes e proporção que a de Quilombo terá. A prefeitura cede sete servidores efetivos que ocupam o cargo de agente de Defesa Civil, criado para suprir a demanda dos bombeiros. O sargento Mallmann, comandante da unidade, e o major Marcelo Fiório, comandante do Batalhão de São Miguel do Oeste, participaram da reunião e defenderam o custo-benefício que a presença dos bombeiros trará. “O reflexo pode demorar, mas é assim que você constitui uma comunidade segura. São sete servidores comprometidos, que de fato se identificam com a função”, comenta o sargento.

Os prefeitos destacaram a importância da vinda dos bombeiros para a região e garantiram que colocam sete servidores à disposição – dois de Quilombo e mais um de cada município. “Sabemos dos benefícios que vão trazer. Todos os municípios estão com dificuldade com a folha de pagamento por causa da queda da arrecadação, principalmente Quilombo, mas precisamos dar este passo”, sustenta o prefeito Neuri Brunetto.

Na presença dos oficiais do Corpo de Bombeiros, os prefeitos e assessores tiraram as dúvidas de como procederão com a cessão dos servidores. “Somo parceiros e queremos parabenizar o secretário, mas precisamos garantir que essa cessão ocorra dentro da legalidade”, alerta o prefeito de União do Oeste, Everaldo Casonatto.

Equipamentos garantidos

Cerca de R$ 1 milhão em equipamentos deverão ser aportados para o quartel de Quilombo. Já está garantido um caminhão (Auto Bomba Tanque Resgate – ABTR), que estava em Balneário Camboriú, em bom estado, e que precisa apenas da substituição do tanque de polietileno por um de aço carbono. “Foi encaminhada a licitação para esse serviço e ele deve ficar pronto em cerca de 60 dias”, estima Balsan. Segundo o comandante, também virá para o quartel uma ambulância que precisa de restauração visual e um desencarcerador, além de uma camionete Troller que já está à disposição do Estado e será utilizada pelos bombeiros.

Estão em andamento os processos licitatórios para aquisição de comida e combustível para o quartel. Também será construída uma torre para garantir o sinal de comunicação, em local ainda a ser definido com a prefeitura. 

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{text}{/article}