Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros Militar...

Corpo de Bombeiros Militar comemora 24 anos de instalação em São José

Julho é o mês em que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) comemora a sua instalação no município de São José. Desde o dia 2 de julho de 1999 o município conta com uma estrutura física da corporação, que inicialmente era subordinada ao batalhão de bombeiros militar da capital. Por isso, na manhã da última terça-feira, 4, foi realizada uma solenidade para comemorar a data e marcar a entrega de novas viaturas e equipamentos.

O evento contou com a participação do Comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, do subcomandante-geral, coronel Renaldo Onofre Laureano Junior, do comandante da 1º Região de Bombeiros Militar, tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior e do atual prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.

O Batalhão

Em 2009, acompanhando o crescimento econômico e social da região da Grande Florianópolis, o então governador de Santa Catarina – Luiz Henrique da Silveira – assinou no dia 02 de julho o decreto nº 2.430 que elevou a 1º Companhia de Bombeiros Militar ao nível de batalhão. Este ato trouxe uma nova articulação à região metropolitana de Florianópolis e beneficiou diretamente 584.144 catarinenses distribuídos nos 13 municípios sob a circunscrição desta nova unidade de bombeiro militar. A assinatura deste decreto foi realizada no mesmo dia em que o CBMSC comemorava sua primeira década de instalação em São José.

Em seus primeiros anos, o batalhão contava com dezoito bombeiros militares. Atualmente, já são 08 quartéis operacionais e administrativos com um efetivo de 160 militares entre oficiais e praças, bem como 173 bombeiros comunitários.

Entregas de viaturas e equipamentos

Em conformidade com o plano de comando “Rumo ao Centenário 2023-2026”, buscando implementar tecnologia móvel para a realização de vistorias de segurança contra incêndio, a fim de proporcionar maior agilidade e eficiência no atendimento realizado, o CBMSC adquiriu tablets que serão utilizados pelos vistoriadores.

Durante as vistorias, o CBMSC precisa contar com a experiência de seus profissionais para realizar as ações com agilidade e eficiência, aumentando assim a qualidade do atendimento. Porém, tão importante quanto a qualidade dos profissionais, é a disposição de materiais que somam ao trabalho eficaz dos bombeiros que estiverem em atuação.

Por esse motivo, a corporação adquiriu dois veículos Fiat Argo, para serem utilizados pelo Serviço de Segurança Contra Incêndio (SSCI). Esses veículos adicionais aumentam consideravelmente a agilidade nos deslocamentos para vistorias, permitindo uma abrangência maior nos atendimentos preventivos. Além disso, a renovação da frota é fundamental para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e a segurança dos profissionais envolvidos nas operações.

Com a redução dos custos de manutenção, podemos direcionar recursos financeiros para outras áreas prioritárias, fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta do CBMSC perante os desafios enfrentados diariamente. Essas novas viaturas representam um investimento estratégico que contribui para o aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população.

Somados, o investimento em equipamentos e viaturas alcançou os R$180.000,00 reais.

Entrega de material para a Força-Tarefa 10 (FT-10)


A Força-Tarefa (FT) é a reunião de uma equipe de bombeiros militares com habilidades técnicas específicas e que tem uma rápida capacidade de mobilização e deslocamento. Além disso, os profissionais são treinados para respostas de busca e resgate em desastres ou calamidades públicas.

Visando a estruturação da FT-10, conforme prevê o Plano de Comando, foi realizado um investimento em equipamentos na ordem de R$217.480,00 reais, deixando a FT ainda mais preparada para dar resposta em situações de desastres.

Na solenidade foram entregues 02 botes infláveis para ocorrências de busca e salvamento em inundações e enxurradas, 16 kits contendo roupas, luvas e botas de neoprene, 16 capacetes de proteção para águas rápidas, 12 capacetes multimissão adequados para a FT, 4 lanternas Fire Vulcan, 10 lanternas de ângulo reto, material de salvamento em altura e 32 roupas multimissão.

Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support