Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros e...

Corpo de Bombeiros e ADR Itajaí desenvolvem projetos para alunos de escolas estaduais

O comando do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros e a ADR Itajaí serão parceiros em dois projetos em benefício de estudantes da rede estadual. Nesta terça-feira, 11, o secretário executivo Edson Piriquito e a gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, estiveram no batalhão para tratar sobre o início do Projeto Educa Mar e do Projeto Cidadão Consciente.

Conforme o comandante, Charles Alexandre Vieira, o Educa Mar consiste na realização de aulas de natação para crianças de 9 a 14 anos, faixa etária mais vulnerável a afogamentos. “O batalhão tem piscina térmica e que pode ser ainda mais útil para a comunidade se aberta para aulas práticas que ensinem os cidadãos a se protegerem”, disse. A piscina já é utilizada pela Escola de Educação Básica Nereu Ramos, todas as segundas e quartas-feiras, para aulas de educação física do Ensino Médio Inovador.

A professora de natação, Daiane Fernandes, soldado do Corpo de Bombeiros, e o estagiário do curso de Educação Física, Ricardo de Oliveira, explicam que os alunos aprenderão nado crawl, nado costas e flutuação, além de técnicas aplicadas no Projeto Golfinho, ligadas ao meio ambiente e segurança no mar. A primeira turma poderá iniciar em agosto e terá aulas durante seis meses. “Na formatura do curso faremos um festival para integrar as famílias com os bombeiros e demonstrar o que as crianças aprenderam na natação”, salienta a soldado.

Já o Projeto Cidadão Consciente envolverá alunos do 8º e 9º anos de escolas públicas em aulas sobre prevenção de acidentes de trânsito, cidadania, ético, meio ambiente, normas de trânsito e primeiros socorros. Cada curso terá duração de três meses e culminará com um simulado de acidente, com a participação dos alunos no papel de socorristas e agentes de trânsito. “O contato ainda mais efetivo do Corpo de Bombeiros com as crianças e adolescentes muda o comportamento de toda uma geração que passa a ser corresponsável pela prevenção e educação. Vamos indicar as escolas que abrirão os dois projetos e apoiar as ações para toda a rede da região”, afirmou o secretário executivo. 
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}