Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros de...

Corpo de Bombeiros de SC reforça ações de ajuda humanitária em áreas atingidas pela chuva

Caminhões-tanque do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) começam a atuar nesta quarta-feira (24/09) em apoio às comunidades afetadas pela chuva dos últimos dias no Alto Vale e Vale do Itajaí. Viaturas e Bombeiros Militares de regiões menos atingidas foram deslocados para a região com o intuito de apoiar o restabelecimento do fornecimento de água e auxiliar na limpeza de edificações públicas (hospitais, postos de saúde, escolas, creches, etc).

“Com a trégua da chuva e a diminuição gradual dos riscos de ocorrências que ofereçam risco à vida das pessoas atingidas pela alta dos rios, nosso intuito agora é auxiliar o restabelecimento dos serviços básicos nos municípios afetados e proporcionar melhores condições àqueles que precisam retomar sua rotina”, disse o Subcomandante-Geral e comandante da Força-Tarefa do CBMSC, Coronel BM Gladimir Murer.

Pelo menos quatro viaturas com capacidade média de armazenamento de 10 mil litros de água foram deslocadas para a região de Rio do Sul – a mais atingida pelos estragos provocados pela chuva.

Bombeiros atuando em Taió. Crédito: CBMSC/Divulgação

Força-Tarefa

As equipes especialmente equipadas e treinadas para atuação em situações extremas, que compõem a Força-Tarefa do CBMSC, seguem em reforço às guarnições dos quartéis da região pelos próximos dias. Pelo menos 60 bombeiros da FT percorrem áreas isoladas e prestam auxílio às comunidades em locais de difícil acesso nos municípios do Alto Vale. Bombeiros das Forças-Tarefas de Lages, Curitibanos, Chapecó, Florianópolis, Canoinhas e Balneário Camboriú – além da aeronave Arcanho 01 – foram mobilizados desde sexta-feira (20/09).

Ajuda Humanitária

Com a estabilização dos níveis dos rios nos municípios afetados, o trabalho das equipes de Bombeiros Militares e Comunitários deve ser focada, ao longo do dia, na ajuda humanitária (transporte de desalojados/desabrigados, mantimentos, medicamentos e apoio diverso aos demais órgãos de socorro envolvidos).

Durante a madrugada desta quarta-feira, não houve o registro de emergências relacionadas com os estragos da chuva no Alto Vale. Destaque ficou por conta de ações de apoio prestadas em Taió, onde a barragem segue acima da capacidade e continua a verter água.

Por lá, às 3h, as equipes foram acionadas para fazer o transporte de pessoas que necessitam fazer tratamento de hemodiálise em Rio do Sul. Com o uso de embarcações, as duas vítimas foram resgatadas e levadas até a rodovia, onde puderam seguir para o tratamento médico.

Também durante a madrugada foi solicidado apoio para o funcionário da Companhia de Águas de Santa Catarina (CASAN). Os bombeiros tiveram que auxiliá-lo a chegar até a estação de tratamento para que durante o dia fosse possível restabelecer totalmente o fornecimento de água para o município.

bombeiros em ajuda humanitaria 20130924 1804824381

Alerta continua

Mesmo com a diminuição da chuva, o solo segue saturado de água e com risco de deslizamentos ou escorregamentos. Confira os indícios da possibilidade deste tipo de ocorrência:

– Rachaduras nas paredes e pisos das casas

– Trincas no solo, principalmente na parte superior dos taludes/barrancos

– Blocos ou lascas de rocha soltos e instáveis

– Água minando na base do talude/barranco

– Árvores ou postes inclinados

– Muros de arrimo com “barrigas” ou trincados

– Afundamentos e deformações no leito da rua

– Desprendimento e queda de solo/rocha em taludes

Em caso da verificação desses indícios, comunique a Defesa Civil pelo 199 ou acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193

 

Mais informações

Centro de Comunicação Social/Soldado BM Felipe Rosa

Facebook: https://www.facebook.com/CBMSC

Twitter: twitter.com/C_B_M_S_C

Acompanhe o Comandante-Geral no Twitter: twitter.com/comandocbmsc

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support