Corpo Consular apresenta prioridades para o Governo do Estado
Integrantes do Corpo Consular catarinense listaram pontos prioritários para o grupo de representantes dos países estrangeiros com representação em Santa Catarina durante o I Seminário Consular Catarinense nesta sexta-feira, 10, em Florianópolis. De acordo com o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmound Vieira, que recebeu o grupo em nome do Governo do Estado, os pedidos serão formatados em uma carta de intenções a ser assinada entre os agentes e cônsules honorários com o governo estadual.
Foto: Rafael Paulo / SAI
>>> Imagem para download na galeria
“É o momento de nos conhecermos e juntarmos as nossas forças, pois temos muitos interesses em comum”, avaliou. Entre os pontos listados estão a ampliação do contato prévio entre os consulados e o governo na realização de eventos com representantes estrangeiros; a participação do Corpo Consular em conselhos de desenvolvimento econômico e turístico; e a troca de informações para ampliar a participação estrangeira em investimentos no Estado.
“Uma das demandas do governador do Estado é a ampliar o intercâmbio comercial, cultural e tecnológico com outros países”, destacou Adauto.
O Corpo Consular atua na prestação de assistência aos cidadãos dos países representados e avalia oportunidades de investimentos externos em solo catarinense. “Também estimulamos o convívio entre os consulados credenciados no Estado”, descreveu o representante do grupo e cônsul honorário da Costa Rica, Ronaldo Coto Varela.
O Corpo Consular conta com 26 membros em Santa Catarina, representando 20 países.
Parceria com o Itamaraty
A embaixadora Ana Maria Sampaio Fernandes, representante do Ministério das Relações Exteriores, abriu a possibilidade de realização de ações e de novas parcerias entre o Itamaraty e o Governo do Estado. Entre as áreas para atuação conjunta, a embaixadora levantou os setores acadêmico, industrial e comercial. “É um Estado muito particular, onde a colaboração por parte do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores de Santa Catarina é facilitada”, disse a embaixadora.
Em 2011, o Itamaraty e o Governo do Estado assinaram um protocolo de intenções para que órgão federal prestasse apoio institucional ao governo e a entidades públicas e privadas catarinenses nos esforços de projetar a imagem de Santa Catarina no exterior. “Pela sua história e formação, é um estado profundamente ligado a outros países”, lembrou a embaixadora Ana Sampaio ao avaliar que a imigração abriu o estado para o exterior muito cedo. Segundo ela, os imigrantes “deram para o estado uma contribuição muito dinâmica”, concluiu.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo Secretaria
Executiva de Assuntos Internacionais
rafael@sai.sc.gov.br
(48) 3665-2214 / 9952-4504