Coronavírus em SC: Mais da metade dos municípios catarinenses não registram óbitos por Covid-19 há pelo menos 30 dias
Descrição do áudio:
Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde apontou que, dos 295 municípios catarinenses, 166 não registram óbitos por Covid-19 há pelo menos 30 dias. Os últimos dois registros foram em Chapecó e Araranguá, nesta segunda, 7 de março. Os dados indicam que em mais da metade das cidades, cerca de 56%, o número de mortos pelo Coronavírus começou a cair.
Num comparativo com 2021, no mesmo dia 7 de março, houve 101 mortes a menos de um ano para o outro. Desde que começou a imunização em janeiro do ano passado, Santa Catarina aplicou mais de 13 milhões de doses de vacinas. A cobertura da população vacinável com o esquema primário completo já ultrapassou os 90%, de acordo com o Vacinômetro de Santa Catarina e do Ministério da Saúde.
Na vanguarda, o Estado decretou calamidade pública quando começou a transmissão comunitária do vírus, no dia 17 de março de 2020. A oferta de leitos de UTI, naquele ano, aumentou em mais de 100%. Outra herança positiva é a Política Hospitalar Catarinense, que chegou a investir mais de R$ 268 milhões em unidades hospitalares no ano passado. O número deve ser ainda maior em 2022.
Também foi decisão do Governo pagar o teto máximo para todos os hospitais e garantir a manutenção de leitos de UTI mesmo quando o Ministério da Saúde não dava garantias de pagamentos. O próximo passo é aumentar a oferta de cirurgias eletivas. Todas as informações relacionadas à doença no Estado estão disponíveis no site www.sc.gov.br
Duração: 1 min e 46 seg
Apresentação: Fabiana de Liz
Técnica: Fabiana de Liz
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com