Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. COP27: SC termina participação...

COP27: SC termina participação defendendo união para recuperação da Mata Atlântica

Santa Catarina finalizou, nesta quinta, dia 17, a participação na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito, falando sobre a importância da preservação e da recuperação da Mata Atlântica.

Representando o Governo do Estado, o secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, cobrou, durante o painel “Sustentabilidade dos Biomas Brasileiros” mais ações de regularização fundiária e a criação de mais Unidades de Conservação. O debate foi promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

O bioma Mata Atlântica se estende por 17 estados, abrigando mais de 20 mil espécies de vegetais, mil tipos de aves e 400 de peixes. Além da rica fauna e flora, abriga mais de 70% da população do Brasil. Reconhecido pela elevada biodiversidade, produz 50% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, e mesmo assim ainda é o bioma mais devastado do país.

O secretário ressaltou no evento que Santa Catarina conta com o Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental (Simad), que disponibiliza para o Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul um monitoramento em tempo real da Mata Atlântica. O Simad já colaborou, por exemplo, com a redução de quase 15% do desmatamento na região Sul.

Santa Catarina defendeu, ainda, um esforço conjunto dos Estados para a regularização fundiária dentro das Unidades de Conservação, sendo o Cadastro Ambiental Rural uma ferramenta de extrema importância. Junto com o Ministério do Meio Ambiente e o Serviço Florestal Brasileiro, o Cadastro tem sido peça chave no combate às irregularidades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support