Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Coordenadoria da Juventude de...

Coordenadoria da Juventude de SC participa de fórum nacional no Acre

O Governo do Estado de Santa Catarina foi representado no Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude (Forjuve) realizado em Rio Branco, no Acre, entre os dias 23 e 25 de outubro. O coordenador Estadual da Juventude, Alan Schoeninger, que também é o vice-presidente do Forjuve, participou dos debates sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). 

De acordo com o coordenador, o Sinajuve, que vem sendo discutido em âmbito federal, será o responsável pela concretização das políticas públicas da área de juventude no Brasil, permitindo a regularização e o suporte financeiro para a execução das ações. “Dentro do Sinajuve se discute a criação de um Fundo Nacional de Juventude, muito parecido com o Fundo Nacional de Saúde, que sustenta parte do nosso SUS”, explica Schoeninger. 

Conforme o coordenador da Juventude de Santa Catarina, existe um forte movimento dentro do Forjuve para que o Fundo Nacional de Juventude seja voltado especialmente aos municípios, que ficariam com 40% dos recursos do fundo. Os 60% restantes seriam divididos igualmente entre Estados e União. “É nas cidades que a vida das pessoas acontece”, ressalta. 

“Além de sugerir de onde virão os recursos para compor o Fundo Nacional de Juventude, que, na avaliação do Forjuve, não poderá surgir da criação de novos impostos, o encontro realizado em Rio Branco também discutiu quais as responsabilidades dos municípios, dos Estados e da União no processo de desenvolvimento do futuro Sistema Nacional de Juventude”, complementa o coordenador. 

O principal objetivo do encontro, o terceiro realizado no ano de 2013, foi elaborar uma proposta única para ser encaminhada ao Governo Federal com a visão dos Estados nesse significativo avanço para as políticas públicas de juventude. “Essas reuniões do Fórum Nacional são uma ótima oportunidade para discutir programas e projetos. As unidades federativas unidas têm mais força para conquistar avanços no campo das políticas públicas”, avalia Schoeninger. 

Além do Sinajuve e do Fundo Nacional de Juventude, o encontro do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude discutiu a agenda de conferências, leis de criação dos conselhos de juventude e o Estatuto da Juventude. 

Mais informações
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support