Coordenadoria da Fatma é solicitada em reunião do CDR

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) realizada nesta segunda-feira, dia 30, no auditório da Amarp, em Videira, foi solicitada a implantação da uma coordenadoria da Fatma na regional. A decisão foi levantada pelo grupo que constatou os números referentes aos atendimentos demandados pelos sete municípios integrantes da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).
“Com base nessa demanda, encaminhamos um ofício, assinado por todos os presentes no conselho, solicitando ao presidente da Fatma a possibilidade dessa implantação, com a contribuição regional do fornecimento da estrutura, bem como de equipamentos e pessoal para atender a demanda”, afirmou o secretário executivo e presidente do CDR, Dorival Carlos Borga.
Segundo dados emitidos pela atual coordenadoria da Fatma, fixada no município de Caçador, somente em 2015, nos sete municípios da 9ª ADR, foram requeridas 343 licenças ambientais das 602 requeridas por toda a regional da Fatma, que compreende 18 municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional de Videira e de Caçador. Das licenças ambientais emitidas, o volume chega a 60% da 9ª ADR e outros 40% nos demais municípios integrantes da esfera regional da coordenadoria da Fatma de Caçador. O volume de licenças emitidas foi de 554 das 925 emitidas para toda a região.
Segundo o prefeito de Salto Veloso, Claudemir Cesca, com a coordenadoria na regional, a expectativa é que os trabalhos sejam mais céleres “Hoje todos os municípios sofrem com a demora nas emissões das licenças pela Fatma. Acreditamos que, com uma unidade mais próxima, os processos sejam acelerados”, afirmou.
Além da implantação da coordenadoria da Fatma na regional, a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional contou com a apresentação do novo regimento do Conselho, que passam a ter função consultiva e não mais deliberativa. Houve a apresentação das novas atribuições da ADR, com destaque para as gerências de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas e Políticas Socioeconômicas Urbanas e Rurais.
O secretário Borga ainda atualizou todos os presentes com referência ao andamento dos trabalhos das revitalizações das rodovias regionais. Por fim, a Audiência do Orçamento Regionalizado, desenvolvido pela Assembleia Legislativa (Alesc), que acontecerá no dia 5 de julho, em Videira, foi tema da reunião. Na ocasião, foram apresentandas as prioridades elencadas na Plano Pluri-Anual de 2016 e discutidos com os conselheiros os pleitos que serão solicitados pela regional neste ano.
“Foi o nosso primeiro encontro do ano, e validamos de uma forma muito positiva, atendendo todas as expectativas. O CDR segue reformulado, com novas atribuições e ainda mais engajado com o desenvolvimento regional”, finalizou Borga.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira