Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Coordenadores Municipais de Defesa...

Coordenadores Municipais de Defesa Civil participam de encontro de trabalho na ADR Araranguá


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A reestruturação das Defesas Civis Municipais foi o foco da reunião de trabalho realizada na tarde desta terça-feira, 2, pela Coordenação Regional de Defesa Civil, na sala de reuniões da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, que contou com a participação dos Coordenadores dos Municípios do Extremo-Sul.

Na pauta, a explanação das ações de Defesa Civil do Governo do Estado para este ano na Região, que foram apresentadas pelo Coordenador Regional Sebastião Antônio de Souza. Dentre elas, a instalação do Centro de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd) Araranguá, que será inaugurado no mês de julho, em estrutura modular de 150 metros quadrados que contará com sala de videoconferência, possibilitando a realização de reuniões, capacitações, e será ligado ao CIGERD em Florianópolis.

Outra ação será a instalação do Radar Móvel Sul, também em Araranguá, que será responsável pela cobertura em 52 Municípios da Região Sul de Santa Catarina. “Estamos na fase de tratativas legais com a Capitania dos Portos de Laguna, Marinha do Brasil, para instalação em Morro dos Conventos, junto ao Farol da Marinha”.

Durante a reunião, também foram apresentados alguns projetos, entre eles a criação de um Colegiado Regional de Defesa Civil, vinculado à AMESC (Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense), formado pelos Coordenadores Municipais, como um Fórum permanente de debates, para discutir, planejar, e construir uma Política destinada a promover ações de Defesa Civil e prevenção de desastres naturais nos Municípios que o integram.

Outro projeto lançado foi o GRAC – Grupo de Ações Coordenadas, previsto pelo Decreto Estadual 1879/2013, constituído por representantes de órgãos, entidades, instituições e organizações públicas e privadas, governamentais ou não, de reconhecida atuação na área temática de Defesa Civil. Também foi apresentada a criação de um Plano de Contingência Municipal, uma das ferramentas que poderá possibilitar uma resposta mais rápida ao cidadão para não deixar que a crise torne-se um desastre, preparando os Municípios antes, durante e após a crise.

Também acompanharam a reunião na ADR Araranguá o coordenador Regional de Defesa Civil da ADR Tubarão, Anderson Martins, e a coordenadora Municipal de Defesa Civil de Tubarão, Elna Fátima, que compartilharam experiências junto ao grupo.

O Coordenador Regional de Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza, ressaltou que após a apresentação destas ações aos coordenadores, o próximo passo será a explanação dos projetos aos Prefeitos da Região, em data a ser definida. Uma nova reunião de trabalho com os Coordenadores Municipais já está agendada para o dia 16 de maio, em Turvo, com principal intuito de dar continuidade à discussão de formação do Colegiado.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: email=imprensa@aru.sdr.sc.gov.br” target=”_self”>imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua