Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Coordenadora de movimento por...

Coordenadora de movimento por soluções para água em São Paulo é palestrante do sexto Encontro Técnico da Casan

Considerada uma ativista pela água, consultora na área de recursos hídricos e sustentabilidade, coordenadora da Aliança pela Água, grupo de organizações preocupado com soluções para a crise em São Paulo, Marussia Whately será uma das palestrantes do sexto Encontro Técnico da Casan. “Crise da água: desafios e oportunidades” será o tema abordado pela arquiteta especialista em recursos hídricos e meio ambiente urbano.

O evento que marca o aniversário de 44 anos da Companhia será realizado terça e quarta-feira (30 de junho e 1ͦ de julho), no Centro Integrado de Operações e Monitoramento da Casan, no Balneário Estreito, em Florianópolis. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento completa 44 anos no dia 2 de julho. O encontro é direcionado à integração e capacitação do público interno.

Entre as 18 apresentações programadas, quatro serão realizadas por convidados externos. Ricardo Hubner, da Agência Intermunicipal de Regulação (AGIR), vai abordar o tema redução de perdas e práticas sustentáveis de uso da água, a partir de 9h de terça-feira.

Também no primeiro dia do encontro, na primeira hora da tarde, será realizada a apresentação de Marussia Whately, profissional que foi coordenadora de um mapeamento de propostas para a água em São Paulo, atuou como consultora do Programa Municípios Verdes do Estado do Pará e do Instituto Democracia e Sustentabilidade, onde liderou a iniciativa #florestafazadiferenca.

“Minha apresentação vai abordar a situação da água no Brasil e o aprendizado que a crise da água de São Paulo pode trazer”, adianta Marussia, que é organizadora e autora de publicações sobre recursos hídricos, saneamento e gestão ambiental municipal.

Sua apresentação será realizada às 13h30min de terça-feira,30, e trará um quadro geral sobre usos, demandas e pressões pela água no Brasil, além do contexto da crise de São Paulo e a experiência da Aliança pela Água. Essa coalizão integra mais de 50 organizações, entre elas Greenpeace, WWF, Instituto Socioambiental, organizações de defesa do consumidor e direitos humanos e movimentos de sociedade civil, como o Cisternas Já, Nascentes SP e Redes Novos Parques.

Reúso e ecologia da Lagoa do Peri

Na quarta-feira, segundo dia do encontro, a participação de palestrantes externos inicia com Nei Kavaguichi Leite, às 13h30min, falando sobre monitoramento de processo ecológicos e suas implicações econômicas em um estudo de caso sobre a Lagoa Peri.

Às 15h50min, o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar, Pedro Luís Prado Franco, abordará o tema reúso indireto de água, uma experiência que tem sido desenvolvida com sucesso pela Companhia de Saneamento do Paraná a partir do esgoto tratado.

Capacitação e integração

Crise hídrica, reúso da água, redução de perdas, fatores que influenciam vazamentos e situação de uso e ocupação do solo nas áreas de mananciais na Região Metropolitana de Florianópolis são alguns dos temas que serão abordados durante o sexto encontro técnico da Casan.

Dezoito apresentações serão realizadas por profissionais da Companhia e também por convidados externos. As palestram internas tratam de experiências desenvolvidas nas diferentes superintendências da Companhia, como o acompanhamento do uso e ocupação do solo em áreas de mananciais da Grande Florianópolis.

“Serão dois dias de capacitação e troca de experiências. O objetivo é incentivar a comunicação entre os setores e o crescimento contínuo dos profissionais”, destaca a arquiteta e urbanista Cristiane Silveira da Silva, integrante da comissão organizadora.

“A Casan está em diversos municípios e fica difícil para o profissional do Oeste, por exemplo, saber o que está sendo realizado ou como está sendo realizado no Sul; quais experiências deram certo e podem ser replicadas. O intercâmbio de processos de gestão e operação é o principal objetivo do Encontro Técnico”, ressalta a arquiteta e urbanista Cristiane. “A troca promove crescimento intelectual dos técnicos, contribuindo para a melhoria da forma como são executados os projetos e dos serviços da Casan, que tem como objetivo atender com qualidade a sociedade catarinense”, complementa Cristiane.

Informações adicionais para a imprensa:
Arley Reis 
Gerência de Comunicação Social
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
E-mail: areis@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5036 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support