Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Coordenador regional da Defesa...

Coordenador regional da Defesa Civil orienta a contabilização dos danos causados pela enxurrada em São Lourenço

Um encontro realizado na tarde desta segunda-feira, 6, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), reuniu o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, o secretário executivo da ADR, Walmor José Pederssetti, prefeito municipal Rafael Caleffi e demais representantes de órgãos estaduais, do Executivo Municipal e do Poder Legislativo.

Peri repassou orientações sobre o correto procedimento para contabilizar os danos causados pela forte chuva que castigou São Lourenço no último sábado, 4. O coordenador enfatizou a importância da inserção de dados de maneira exata no sistema da Defesa Civil Estadual, para que o repasse do auxílio seja devido. Ressaltou a importância de anexar fotos para ilustrar os danos e as perdas. Além disso, frisou que é sempre importante destacar o número de pessoas atingidas em cada dano, bem como as consequências e prejuízos.

Sobre os relatórios

Cada setor do governo municipal e cada órgão do governo estadual deverá preencher o cadastro com a descrição das perdas e danos num prazo máximo de sete dias a contar da data do sinistro. Após este procedimento, Luciano Peri salienta que a Defesa Civil faz a homologação e envia para reconhecimento do Governo Federal.

No início da tarde, o coordenador esteve reunido com o secretário Pederssetti onde em seu gabinete, discutiram questões ligadas aos danos na região. Diferentemente de São Lourenço do Oeste, felizmente não houveram perdas significativas de ordem material em outros municípios, mas estragos consideráveis nas estradas rurais. Por esta razão, o secretário convidou prefeitos a comparecerem a ADR durante a tarde para registrar os danos junto a Defesa Civil Estadual.

Alerta

Segundo Peri, é importante salientar que a Defesa Civil emitiu na sexta-feira, 3, um alerta de chuva forte, intensas rajadas de vento e possibilidade de granizou para o sábado, evento que se confirmou por volta das 6h30. Com isso, o coordenador ressalta a importância do acompanhamento diário dos alertas emitidos. Destaca que Santa Catarina é o Estado pioneiro no serviço de envio de alertas à população por mensagens de texto via celular. Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP que deseja ser monitorado enviando um SMS (com ou sem hífen ou espaço) para 40199.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail:  juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste