Chuva prejudica trabalhos de construção do Contorno Viário de Seara
A obra de construção do Contorno Viário de Seara segue no km 5 (próximo a Linha Encruzilhada Santa Cruz) fazendo a terraplanagem, drenagem e limpeza da vegetação até o km 6,5. De acordo com o engenheiro do consórcio Terramax/Britter, Jean Pier Valcheleski, o ritmo das obras foi prejudicado pelas condições climáticas. Com chuvas no sábado, 22, e na quarta-feira, 26, não foi possível fazer terraplanagem e detonação de rochas.
“Na abertura de uma estrada, uma chuva de duas horas pode atrasar o trabalho em dois dias. Mas avançamos na limpeza da vegetação no trecho do km 6, já que a umidade do solo não dava condições de compactação”, explica Valcheleski. A mesma informação se aplica ao trecho km 1,1 ao km 2, onde os trabalhos se concentrariam na terraplanagem.
Na próxima semana, o Consórcio irá adicionar mais uma frente de trabalho (km 1,1 ao km 2) e iniciar o desmonte de rochas.
Cronograma de pagamento
A meta é concluir a obra em 24 meses. Para isso, o Estado elaborou um cronograma de pagamento que prevê o repasse aproximado de R$ 1 milhão ao mês, ou seja, cerca de 4% da obra – dependendo do andamento das obras e condições climáticas.
Contorno Viário de Seara
A obra, de 9,42 quilômetros, começa próximo ao trevo de acesso a Xavantina na SC-283 (em Seara) e termina na SC-155 (antiga SC-466, acesso Itá). O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, é de R$ 29.922.053,51.
{article Pablo Gomes – SDR Lages}{text}{/article}