Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Consumidor.gov.br

Consumidor.gov.br

Solução alternativa de conflitos de consumo

O que é ?

É um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet, que
permite ao consumidor registrar reclamações direcionadas às empresas cadastradas.

Quais requisitos devo cumprir ?

O Consumidor deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada ao se inscrever. » » As Empresas se aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.

Como fazer ?

Para iniciar uma reclamação, o consumidor deve clicar em "Pesquise a empresa" , digitar o nome da
empresa e verificar se ela é exibida. Caso o nome da empresa seja exibido, deve se clicar para selecioná-la. » » Preencher os campos obrigatórios relacionados à sua reclamação. » » Após relatar sua reclamação, você deve informar seu Login e Senha ou, caso ainda não possua, Cadastrar-se . » » Após fazer seu login , você poderá acompanhar o andamento de suas reclamações, acessar seus Dados Pessoais ou registrar uma Nova Reclamação. » » A Empresa tem prazo máximo de 10 (dez) dias para postar uma resposta final, e o Consumidor 10 (dez) dias para avaliar a resposta da Empresa. » » » Clique em "Mais informações" para abrir o Guia do Usuário e conhecer mais detalhes.
.

Quem oferece este serviço ?

MJ – Ministério da Justiça

Consulte aqui

Mais Informações

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support