Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Construção da Ponte de...

Construção da Ponte de Congonhas segue com as novas estacas

As novas estacas centrifugadas que irão manter a estrutura da ponte sobre o Rio Congonhas chegaram nesta quinta-feira, 11, ao local da obra. O batedor, que será usado para colocar as estruturas, também está operando. O secretário regional, Jairo Cascaes, vistoriou a obra da construção sobre o Rio Congonhas, que tem recurso do governo estadual, pelo Fundo Social, de R$ 1,5 milhão. A previsão de término é para dezembro.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Fábio Barrios, serão usados 26 metros de estacas do lado de Tubarão e 42 metros de estaca do lado de Jaguaruna. Nesta semana o trabalho de estaqueamento se intensifica.

“O importante é que a obra não está parada. A parte de pré-moldados da ponte também está sendo confeccionada. Em 20 dias esta parte de colocação de estacas já estará concluída. Temos acompanhado de perto esta obra,” destaca o secretário regional.

A empresa que fez o projeto da obra teve que refazer os cálculos para o estaqueamento depois que, pelo lado de Jaguaruna, as estacas que estavam sendo colocadas atingiram uma profundidade além do previsto. Deveria ir até 26 metros e estava atingindo cerca de 42.

A ponde de concreto terá duas pistas, com 64 metros de comprimento e 8,9 metros de largura, duas passarelas para pedestres, com 1,1 metros de largura, num total de área construída de 596 metros quadrados.

O projeto inclui a construção da ponte de concreto sobre o Rio Congonhas, no limite entre os municípios de Tubarão e Jaguaruna. A ponte, de 64 metros de comprimento e 9 metros de largura, com duas pistas de rolagem, deve ser concluída em seis meses. Haverá duas passarelas para pedestres, com largura de um metro, num total de área construída de 569,60 metros quadrados.

A ligação destes municípios é importante pelo escoamento da produção da rizicultura e minério e pelo tráfego de turistas e veranistas no Litoral de Laguna e Jaguaruna, via alternativa da BR-101,  para o Farol de Santa Marta e Balneário Camacho.

{article Mylene Salgado – SDR Tubarão}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support